domingo, 30 de setembro de 2007

Os meus comentários (1º Período)

No passado dia 30 de Setembro fiz dois comentários: um deles foi realizado no E-Portefólio do Pedro à postagem "Prática excessiva de exercício físico prejudica fertilidade". O meu comentário foi o seguinte: "bem é sabido que o que é demais às vezes traz consequências negativas como neste caso...o que é certo é que nunca pensei que um pouco de exercício em excesso trouxesse estas consequências negativas...boa postagem pedro!!mais dessas!!!"; outro comentário foi feito no E-Portefólio da Ana Costa à postagem intitulada "Poluição pode ameaçar a fertilidade masculina". O meu comentário foi o seguinte: "concordo contigo ana..é triste ver estas crianças inocentes "ameaçadas" por algo que lhes é alheio..é pena osprojectos para tentar melhorar as condições ambientais não passarem de "projectos" pois,apesar de tudo este "problema" é de todos e daqui para a frente todos nós vamos pagar com as consequências aos poucos e poucos....".
No passado dia 3 de Outubro fiz um comentário no E-Portefólio da Ana Pacheco à postagem "
Será que o que os rapazes comem interfere no sabor do esperma? ". O meu comentário foi o seguinte: "tudo é influênciado pela nossa alimentação...portanto não é de estranhar, de certo modo, que o sabor do esperma seja afectado..pois aquilo que produzimos é, de certa forma, o reflexo daquilo que ingerimos..."
No dia 9 de Outubro coloquei um comentário à postagem do Ruben designada por: "Exercícios pesados triplicam risco de aborto". O meu comentário foi o seguinte: "não e de estranhar que tal se suceda uma vez que em plena gravidez a mulher esta mais "desprotegida"..no entanto é de estranhar que alguma mulher, em plena gravidez, faça esse tipo de exercício...mas com mulheres nunca se sabe....".

No dia 2 de Novembro fiz um comentário a uma postagem do Pedro: "
Universidade de Aveiro investiga soluções para infertilidade masculina". O comentário por mim realizado foi o seguinte: "acho muito interessante e ao mesmo tempo importante este estudo que esta a ser realizado uma vez que cada vez mais vao aumentar o numero de pessoas inferteis..e de esperar que isto beneficie muito as pessoas e melhore a vida delas..". No mesmo dia realizei outro comentário, desta vez no blog do Nuno na posagem "Teste de gravidez lúdico ". O meu comentário foi o seguinte: "É um teste muito lúdico é certo mas também muito parecido com outros testes nomeadamente saber se uma pessoa, há anos atrás, era diabetica ou não..de facto saber tradicional tem mesmo fundamentos científicos...".
No dia 9 de Novembro fiz um comentário ao E-Portefólio da Cristina à postagem "Pílula genética". O meu comentário foi o seguinte: "Ainda não tinha reparado nesta postagem mas devido à tua intervenção na aula de hoje tive curiosidade em ver esta tua postagem..falando dela acho interessante mas também muito inovador tal acontecimento, na medida em que, como disseste, não tem efeitos colaterais...pena é o facto de só preverem a sua criação daqui a 10anos...".
No dia 8 de Dezembro elaborei alguns comentários aos meus colegas de turma: um dos primeiros foi à postagem da Ana Costa intitulada "Gravidez logo após parto é arriscado". O meu comentário foi: "Concordo plenamente contigo Ana…é muito arriscado tudo aquilo a que estas mulheres se submetiam pois, actualmente, é quase impossível encontrar casos destes. Contudo, acho que serve para alertar as futuras “mamãs” que tencionam ter os seus filhos todos de uma forma sequenciada!". O comentário seguinte foi feito ao Nuno à postagem "Toda a verdade sobre os olhos verdes ". O meu comentário consistiu no seguinte: "A postagem é, de facto, muito esclarecedora. É um tipo de conteúdo ao qual nunca tinha encontrado nada relacionado daí o facto desta me ter suscitado alguma atenção apesar de também fazer parte dessa complexidade de indivíduos. No que respeita ao tema começou por ser bem fundamentado e assim continuou ao longo desta postagem sendo por isso, fácil de se verificar, que ao ler este post tenhamos uma ideia mais correcta de como se origina este tipo de cor de olhos..". Por fim, o meu último comentário foi realizado ao Ruben à postagem "Herbicidas podem ser causa de animais bicéfalos". O meu comentário foi: "Está mais que provado que a administração de produtos tóxicos tem sérios problemas. Contudo, não se pode excluir os factores hereditários que são preponderantes e responsáveis pela maior parte das alterações sofridas ao longo da vida. Esta situação e muito semelhante a uma que estudamos quando uma mãe consumia álcool e drogas durante um período de gestação e tudo isso iria afectar gravemente o seu descendente com, nomeadamente, atrasos mentais!!".
No dia 11 de Dezembro fiz um comentário ao Ruben à postagem intitulada "DNA evitará consanguinidade entre tigres siberianos". O meu comentário foi o seguinte: "Concordo contigo Ruben. Contudo, o facto de ser uma espécie em risco de extinção, ter uma consanguinidade semelhante significa que os indivíduos são semelhantes geneticamente entre si e portanto estão “menos” adaptados a possíveis alterações que possam ocorrer, nomeadamente alterações climáticas! " e outro ao Pedro à postagem "Cancro de mama associado a gene mutante". O meu comentário foi: "Este tipo de investigações é sempre bem vinda, principalmente nos casos que mais atormentam a população mundial. De facto, e como o Pedro disse, o maior remédio é a prevenção, neste caso. Quando determinado precocemente a percentagem de cura é muito elevada portanto há que estar atento a todo o tipo de alterações que se possam verificar."
No dia 12 de Dezembro voltei à carga, ou seja, voltei a formular comentários aos E-Portefólios dos meus colegas de turma. Assim sendo, realizei mais alguns comentários começando pelo César numa postagem designada por "Co-Dominância -- Zebróide". o meu comentário baseou-se no seguinte: "Não conhecia este tipo de acontecimento principalmente com a presença de informação referente a uma matéria que ainda agora estamos a introduzir a co-dominância. É de facto uma postagem interessante, alias como já alguns colegas meus referiram, contudo há um aspecto que não foi falado, o facto de ser ou não estéril que o Ruben, e muito bem, complementou"; No mesmo dia elaborei mais comentários nomeadamente à Alexandra na postaem "No ventre materno " em que o comentário por mim realizado foi: "A embriologia é, de facto, muito interessante, uma vez que os fenómenos que acontecem são de uma extrema brilhantismo, por um lado. Por outro é verdade que os documentários sobre a embriologia são mais “interessante” que uma ecografia ou coisa do género, na medida em que o pormenor é mais visível contudo, no momento de uma gravidez só recorrendo a esse tipo de tecnologia é que é perceptível algumas ou quase todas as falhas/deformações do feto. Há que saber distinguir uma coisa da outra!Ah...tens que ter cuidado com a extensão do testo também!!";

No dia 13 de Dezembro elaborei um comentário ao blog do César à postagem "Cérebro possui capacidade de auto-correcção" em que, o meu comentário, foi: "O cérebro é uma das partes mais pequenas do nosso corpo mas é aquela que menos conhecemos! Cada vez mais o cérebro nos surpreende. Por exemplo, à dias quando lia um artigo, deparei-me com uma situação, constatei que o cérebro possui “super poderes”, nomeadamente 5: mudar a própria forma das coisas, regenerar as suas partes, mover objectos com a mente, ler pensamentos e mesmo ampliar os outros poderes. Por isso há ainda muita coisa por descobrir acerca do cérebro!"

sábado, 29 de setembro de 2007

Esperma em guerra

“Ao entrarem no útero, os espermatozóides lutam entre si e com os estranhos para alcançar o óvulo. Os cientistas descobriram o jogo sujo a que recorrem entre outros!”
Esse jogo sujo começa logo no próprio acto sexual. “A fricção permite que o pénis retire da vagina o esperma de um possível rival. Ora, com a tropa já no interior do objecto, inicia-se o reconhecimento do terreno. É aqui que entra a estratégia masculina: primeiro cooperar; depois, eliminar rivais entre os companheiros. Os espermatozóides estão condenados a desempenhar um de três papéis: potenciais fecundadores; espermatozóides bloqueadores; e espermatozóides assassinos.” Tais papéis podem verificar-se, por exemplo, se “a mulher manteve relações com um “estranho”. Nesse caso, inicia-se uma guerra espermática onde ocorre matança durante a relação sexual feminina no interior do abdómen feminino. As células assassinas do sémen procuram eliminar os espermatozóides inimigos antes que estes se dirijam para o óvulo.”
A segunda parte do papel começa quando os diferentes espermas se encontram. Estes tentam evitar que os adversários atinjam os objectivos - chegar ao óvulo -. Esta “pode durar alguns dias sendo que só os mais saudáveis conseguem ter acesso as trompas de Falópio. Contudo, nesse percurso, há obstáculos. Alguns de origem bioquímica: os guerreiros têm de atravessar zonas e que o organismo feminino escondeu venenosas toxinas; outros de origem física: muitos espermatozóides introduzem-se em labirintos e acabam por morrer.”
Quando chegam à última etapa, “todas as amizades acabam. Contudo o facto de ser só um a conseguir penetrar antes no óvulo, e a razão pela qual é justamente esse e não os outros ainda não são conhecidos, em contrapartida, os investigadores descobriram que se forem muitos os que chegarem às portas do prémio final, o que constitui um sinal de que o processo de selecção não foi rigoroso, o veneno dos espermatozóides assassinos mata o óvulo. Hoje sabe-se que apenas um em cada três óvulos que teve contacto com espermatozóides conduz ao nascimento de um bebé.”
Esta investigação também serviu para tirar algumas dúvidas: agora sabe-se, com certeza absoluta que “um tamanho maior do pénis é mais favorável, não só porque limpa melhor a vagina do esperma de um rival, como pelo facto de um pénis mais comprido poder introduzir os espermatozóides a maior profundidade”.

Fonte: SuperInteressante
Reflexão:
Este artigo é um artigo surpreendente, na medida em que estão relatados acontecimentos que muita gente poderia pensar que não pudesse acontecer. Antes destas conclusões, talvez não se pensaria que os homens pudessem evitar que as suas companheiras tivessem filhos de outros homens com o simples facto de ter um acto sexual com elas. Outra conclusão surpreendente é o facto de os espermatozóides trabalharem em equipa até um certo momento…por estes motivos aconselho todos aqueles que estejam interessados em saber mais alguns pormenores a ler esta notícia na íntegra.


quinta-feira, 27 de setembro de 2007

2ª aula experimental

No passado dia 26 de Setembro a turma 50 voltou ao laboratório. Esta aula foi dividida, essencialmente, em três partes: na primeira parte foram concebidos alguns minutos para a conclusão do relatório da aula anterior; posteriormente, o professor José Salsa explicou aos alunos quais os passos que estes deviam de dar tendo em vista a realização de um portefólio digital; por fim realizamos uma nova actividade experimental onde cada aluno iria tentar focar ao microscópio a sua preparação da forma mais perceptível possível. Preparações como esperma de cavalo, glândula pituitária de vaca foram vistas ao microscópio para satisfação de toda a turma.

1ª aula experimental

No passado dia 19 de Setembro foi realizada a primeira actividade experimental. Ora, devido ao facto de ser a primeira aula experimental, esta teve como principal objectivo relembrar a nós, alunos, como utilizar, quais os principais constituintes e quais as principais características do Microscópio Óptico Composto. Para tal foi-nos pedido que fizéssemos uma preparação de um caule de Tradescantia na qual poderíamos observar tais características.
No final dessa experiência podemos constatar as características da imagem ao microscópio bem como a capacidade de ampliação deste. Todas estas conclusões foram apontadas num relatório, onde foi, inclusive, “esboçado” todo o procedimento experimental.
Na minha opinião foi uma experiência interessante e ao mesmo tempo importante, uma vez que permitiu que conceitos, de certa forma um pouco esquecidos, fossem recordados, para além do facto da utilização do M.C.O. ser muito importante no âmbito da disciplina de biologia 12º ano.

Testículos

Os testículos são glândulas sexuais masculinas. Eles estão localizados numa bolsa de pele – o escroto. Os testículos são constituídos por túbulos seminíferos onde ocorre, continuamente, a produção de espermatozóides e hormonas sexuais.
Estas glândulas estão localizadas fora do corpo, uma vez que, para que os espermatozóides se desenvolvam, há necessidade que os testículos mantenham uma temperatura alguns graus abaixo da temperatura normal do corpo.
As células germinativas dentro dos túbulos seminíferos (células de Sertoli) produzem espermatozóides. Os espermatozóides atingem o epidídimo ainda imaturos. Eles são mantidos lá algum tempo para atingirem a maturidade até que, eventualmente, se movam para o tubo deferente para serem combinados com as secreções da próstata e vesículas seminais formando assim o sémen ou esperma.
As células de Leydig distribuídas ao longo do testículo são a fonte principal de produção de testosterona do corpo. Testosterona, a hormona sexual masculino, é essencial para o desenvolvimento dos órgãos reprodutivos e caracteres sexuais secundários como: pêlos no corpo e face, voz grossa. Sem a quantidade necessária de testosterona, o homem perde o vigor sexual, pode apresentar fraqueza, depressão e osteoporose.
Durante o desenvolvimento embrionário, as células germinativas primordiais masculinas migram para os testículos em formação e originam as espermatogónias, localizadas na periferia da parede dos túbulos seminíferos.
Da puberdade até à morte há uma produção contínua de espermatozóides.
A produção de espermatozóides implica um processo longo, que engloba várias etapas:
.Fase de multiplicação – as espermatogónias diplóides (46, XY), dividem-se por mitose, originando células idênticas.
.Fase de crescimento – ocorre um crescimento de volume quase imperceptível em cada célula com replicação de DNA, formando-se o espermatócito I.
.Fase de maturação – cada espermatócito I (2n) experimenta uma divisão nuclear meiótica. No final da primeira divisão estão formadas 2 células haplóides (23,X ou 23,Y), os espermatócitos II, nos quais cada cromossoma tem 2 cromatídios. No final da segunda divisão da meiose formam-se quatro células haplóides os espermatídeos em que cada cromossoma possui só um cromatídeo.
.Fase de diferenciação – ocorre a transformação dos espermatídeos, células esféricas, em células altamente especializadas – espermatozóides. Essa especialização designa-se por espermatogénese.

Reflexão:
É sabido por todos que qualquer órgão do nosso organismo é importante. Ora, os testículos não fogem à regra. Estes são importantes na medida em que devemos a ele toda (ou case toda) a evolução sofrida a nível físico ao longo das nossas vidas, no caso do sexo masculino. Por isso, se for do sexo masculino, aconselho os leitores deste post a reflectir um pouco uma vez que não se dá a devida importância aos testículos; todos os dias os “maltratamos” com alimentações desiquilibrados e com comportamentos poucos favoráveis à saúde destes.

sábado, 15 de setembro de 2007

Conceitos gerais (Reprodução)

Gónadas:
Testículos (local onde se produzem os espermatozóides e a testosterona. Situam-se no exterior da cavidade abdominal numa bolsa - escroto.)
Vias genitais:
Epidídimo (Órgãos que recobrem parcialmente os testículos onde os espermatozóides amadurecem.); Canais deferentes (designação atribuída a cada um dos canais que saem dos epidídimos, comunicam com as vesículas seminais, entram na próstata e terminam na uretra. Conduzem os espermatozóides); Uretra (canal que se inicia na bexiga e onde ligam os canais deferentes. Conduz urina e esperma para o exterior.)
Glândulas anexas:
Glândulas de Cowper (segregam um pouco de líquido que limpa a uretra antes da ejaculação e que pode conter espermatozóides); Próstata (estrutura única situada nas proximidades das vesículas seminais e que produz um líquido – Prostático - que protege, alimenta e facilita a mobilidade dos espermatozóides); Vesículas seminais (órgão duplo onde se alojam os espermatozóides; fabrica um líquido viscoso – líquido seminal que alimenta e facilita a deslocação dos espermatozóides)
Órgãos genitais externos:
Pénis (Órgão cilíndrico cuja parte terminal é mais alargada constituindo a glande. Esta é revestida por uma prega cutânea chamada prepúcio); Escroto (bolsa de pele rugosa, muito sensível e que se reveste de pêlos, a partir da puberdade; a sua principal função é proteger os testículos)

Gametogénese é o processo usado na formação e desenvolvimento das células sexuais primordiais, ou gâmetas, que implica um tipo especial de divisão celular, a meiose.
Espermatogénese é o processo de formação dos espermatozóides. Tem início na puberdade, passando a ocorrer de um modo contínuo até ao fim da vida do homem.