sábado, 1 de dezembro de 2007

1 de Dezembro - Dia Mundial da SIDA

O mundo comemora hoje o Dia Mundial da Sida com a perspectiva de que nos próximos tempos seja encontrada uma vacina eficaz contra a doença, pois recentemente cientistas do Instituto Karolinska, da Suécia, anunciaram que esperam obter, no prazo de dois anos, um antídoto com capacidades para neutralizar o Vírus de Imunodeficiência Humana (VIH). A SIDA já causou 25 milhões de vítimas em todo o mundo e há 33,2 milhões de pessoas infectadas com o vírus do HIV. Estes dados alarmantes sublinham a necessidade de reforçar a luta contra uma epidemias mais mortíferas da História da humanidade.
Mais de 32 mil casos de VIH/Sida estavam notificados em Portugal até finais de Setembro, quase metade em pessoas sem sintomas. No último estudo sobre a população infectada a nível global, feito pela Organização Mundial de Saúde, conclui-se que há 33 milhões de pessoas vítimas da doença.
Reflexão:
São incríveis os números relativamente aos indivíduos afectados por este vírus. Apesar de tudo o que diz e se fala o número de infectados aumenta vertiginosamente a cada dia chegando a matar cerca de 4 pessoas por minuto!! Portanto há que ter cuidado principalmente com os tipos de relações que se tem porque, por enquanto, a prevenção é o único remédio!!

Sem comentários: