segunda-feira, 2 de junho de 2008

Nível de poluição bate recorde em Pequim 73 dias antes dos Jogos Olímpicos

Os níveis de poluição em Pequim bateram um recorde nesta terça-feira, a apenas 73 dias dos Jogos Olímpicos que serão abertos no dia 8 de Agosto. As autoridades chegaram a advertir os cidadãos para que não saíssem de casa.
A contaminação se deve a partículas espalhadas no ar que são atribuídas à combustão do carvão e aos gases liberados pelos veículos.
As autoridades culpam também, dessa vez, a má qualidade do ar às tempestades de areia que ocorrem toda primavera (hemisfério norte) no país vizinho, a Mongólia, e na região chinesa da Mongólia Interior, que levaram milhares de toneladas de pó para Pequim.
Pequim é uma das cidades de pior qualidade do ar no mundo, segundo dados da ONU. O aumento da frota de veículos, a poluição industrial e os vendavais contribuem de forma importante com a poluição.
A China assegura que gastou 16 biliões de dólares durante a última década para melhorar a qualidade do ar implantando medidas como o afastamento de fábricas poluidoras da capital ou a imposição de taxas para os carros.As autoridades indicaram que no ano passado a cidade alcançou seu objectivo de ter 245 "dias de céu azul", comparado com os apenas 100 dias de 1998.


Reflexão:
Enfim, os números falam, por si... ter só duzentos e poucos dias num ano é muito ridículo mas mostra uma grande evolução para os cem anteriormente verificados... isto só mostra que ainda há muito que fazer, muito para investir, pois se assim continuar, a Terra não aguentará e manifestar-se-á....

Sem comentários: