sábado, 15 de setembro de 2007

Conceitos gerais (Reprodução)

Gónadas:
Testículos (local onde se produzem os espermatozóides e a testosterona. Situam-se no exterior da cavidade abdominal numa bolsa - escroto.)
Vias genitais:
Epidídimo (Órgãos que recobrem parcialmente os testículos onde os espermatozóides amadurecem.); Canais deferentes (designação atribuída a cada um dos canais que saem dos epidídimos, comunicam com as vesículas seminais, entram na próstata e terminam na uretra. Conduzem os espermatozóides); Uretra (canal que se inicia na bexiga e onde ligam os canais deferentes. Conduz urina e esperma para o exterior.)
Glândulas anexas:
Glândulas de Cowper (segregam um pouco de líquido que limpa a uretra antes da ejaculação e que pode conter espermatozóides); Próstata (estrutura única situada nas proximidades das vesículas seminais e que produz um líquido – Prostático - que protege, alimenta e facilita a mobilidade dos espermatozóides); Vesículas seminais (órgão duplo onde se alojam os espermatozóides; fabrica um líquido viscoso – líquido seminal que alimenta e facilita a deslocação dos espermatozóides)
Órgãos genitais externos:
Pénis (Órgão cilíndrico cuja parte terminal é mais alargada constituindo a glande. Esta é revestida por uma prega cutânea chamada prepúcio); Escroto (bolsa de pele rugosa, muito sensível e que se reveste de pêlos, a partir da puberdade; a sua principal função é proteger os testículos)

Gametogénese é o processo usado na formação e desenvolvimento das células sexuais primordiais, ou gâmetas, que implica um tipo especial de divisão celular, a meiose.
Espermatogénese é o processo de formação dos espermatozóides. Tem início na puberdade, passando a ocorrer de um modo contínuo até ao fim da vida do homem.

Sem comentários: