sábado, 29 de setembro de 2007

Esperma em guerra

“Ao entrarem no útero, os espermatozóides lutam entre si e com os estranhos para alcançar o óvulo. Os cientistas descobriram o jogo sujo a que recorrem entre outros!”
Esse jogo sujo começa logo no próprio acto sexual. “A fricção permite que o pénis retire da vagina o esperma de um possível rival. Ora, com a tropa já no interior do objecto, inicia-se o reconhecimento do terreno. É aqui que entra a estratégia masculina: primeiro cooperar; depois, eliminar rivais entre os companheiros. Os espermatozóides estão condenados a desempenhar um de três papéis: potenciais fecundadores; espermatozóides bloqueadores; e espermatozóides assassinos.” Tais papéis podem verificar-se, por exemplo, se “a mulher manteve relações com um “estranho”. Nesse caso, inicia-se uma guerra espermática onde ocorre matança durante a relação sexual feminina no interior do abdómen feminino. As células assassinas do sémen procuram eliminar os espermatozóides inimigos antes que estes se dirijam para o óvulo.”
A segunda parte do papel começa quando os diferentes espermas se encontram. Estes tentam evitar que os adversários atinjam os objectivos - chegar ao óvulo -. Esta “pode durar alguns dias sendo que só os mais saudáveis conseguem ter acesso as trompas de Falópio. Contudo, nesse percurso, há obstáculos. Alguns de origem bioquímica: os guerreiros têm de atravessar zonas e que o organismo feminino escondeu venenosas toxinas; outros de origem física: muitos espermatozóides introduzem-se em labirintos e acabam por morrer.”
Quando chegam à última etapa, “todas as amizades acabam. Contudo o facto de ser só um a conseguir penetrar antes no óvulo, e a razão pela qual é justamente esse e não os outros ainda não são conhecidos, em contrapartida, os investigadores descobriram que se forem muitos os que chegarem às portas do prémio final, o que constitui um sinal de que o processo de selecção não foi rigoroso, o veneno dos espermatozóides assassinos mata o óvulo. Hoje sabe-se que apenas um em cada três óvulos que teve contacto com espermatozóides conduz ao nascimento de um bebé.”
Esta investigação também serviu para tirar algumas dúvidas: agora sabe-se, com certeza absoluta que “um tamanho maior do pénis é mais favorável, não só porque limpa melhor a vagina do esperma de um rival, como pelo facto de um pénis mais comprido poder introduzir os espermatozóides a maior profundidade”.

Fonte: SuperInteressante
Reflexão:
Este artigo é um artigo surpreendente, na medida em que estão relatados acontecimentos que muita gente poderia pensar que não pudesse acontecer. Antes destas conclusões, talvez não se pensaria que os homens pudessem evitar que as suas companheiras tivessem filhos de outros homens com o simples facto de ter um acto sexual com elas. Outra conclusão surpreendente é o facto de os espermatozóides trabalharem em equipa até um certo momento…por estes motivos aconselho todos aqueles que estejam interessados em saber mais alguns pormenores a ler esta notícia na íntegra.


2 comentários:

M.P. disse...

hoje "apresentas.te" este tema. os tipos de espermatozoides e bastante hilariante. mas no fundo e verdade, uma luta feroz pa ra so um conseguir.

Professor José Salsa disse...

Excelente artigo, embora um pouco romanceado. Prova que cada novo ser é fruto de um complexo e irrepetível processo de selecção e de acasos...