quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Testículos

Os testículos são glândulas sexuais masculinas. Eles estão localizados numa bolsa de pele – o escroto. Os testículos são constituídos por túbulos seminíferos onde ocorre, continuamente, a produção de espermatozóides e hormonas sexuais.
Estas glândulas estão localizadas fora do corpo, uma vez que, para que os espermatozóides se desenvolvam, há necessidade que os testículos mantenham uma temperatura alguns graus abaixo da temperatura normal do corpo.
As células germinativas dentro dos túbulos seminíferos (células de Sertoli) produzem espermatozóides. Os espermatozóides atingem o epidídimo ainda imaturos. Eles são mantidos lá algum tempo para atingirem a maturidade até que, eventualmente, se movam para o tubo deferente para serem combinados com as secreções da próstata e vesículas seminais formando assim o sémen ou esperma.
As células de Leydig distribuídas ao longo do testículo são a fonte principal de produção de testosterona do corpo. Testosterona, a hormona sexual masculino, é essencial para o desenvolvimento dos órgãos reprodutivos e caracteres sexuais secundários como: pêlos no corpo e face, voz grossa. Sem a quantidade necessária de testosterona, o homem perde o vigor sexual, pode apresentar fraqueza, depressão e osteoporose.
Durante o desenvolvimento embrionário, as células germinativas primordiais masculinas migram para os testículos em formação e originam as espermatogónias, localizadas na periferia da parede dos túbulos seminíferos.
Da puberdade até à morte há uma produção contínua de espermatozóides.
A produção de espermatozóides implica um processo longo, que engloba várias etapas:
.Fase de multiplicação – as espermatogónias diplóides (46, XY), dividem-se por mitose, originando células idênticas.
.Fase de crescimento – ocorre um crescimento de volume quase imperceptível em cada célula com replicação de DNA, formando-se o espermatócito I.
.Fase de maturação – cada espermatócito I (2n) experimenta uma divisão nuclear meiótica. No final da primeira divisão estão formadas 2 células haplóides (23,X ou 23,Y), os espermatócitos II, nos quais cada cromossoma tem 2 cromatídios. No final da segunda divisão da meiose formam-se quatro células haplóides os espermatídeos em que cada cromossoma possui só um cromatídeo.
.Fase de diferenciação – ocorre a transformação dos espermatídeos, células esféricas, em células altamente especializadas – espermatozóides. Essa especialização designa-se por espermatogénese.

Reflexão:
É sabido por todos que qualquer órgão do nosso organismo é importante. Ora, os testículos não fogem à regra. Estes são importantes na medida em que devemos a ele toda (ou case toda) a evolução sofrida a nível físico ao longo das nossas vidas, no caso do sexo masculino. Por isso, se for do sexo masculino, aconselho os leitores deste post a reflectir um pouco uma vez que não se dá a devida importância aos testículos; todos os dias os “maltratamos” com alimentações desiquilibrados e com comportamentos poucos favoráveis à saúde destes.

Sem comentários: