quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Vacina contra o cancro no colo do útero gratuita já no próximo ano

O primeiro-ministro anunciou no Parlamento que a vacina contra o cancro do colo do útero passará a integrar o Plano Nacional de Vacinação (PNV) já no próximo ano, sendo dada gratuitamente nos centros de saúde. A vacina contra o cancro do colo do útero, à venda desde Janeiro por mais de 400 euros, poderá estar disponível nos centros de saúde no próximo ano escolar. Até agora, o Governo recusara-se a incluir o medicamento no PNV, alegando aguardar os resultados de estudos técnicos. Agora, mesmo sem os estudos concluídos, "há a decisão política de avançar para a inclusão no PNV por uma questão de equidade e universalidade". Resta saber em que idades será feita a vacinação. O ministro quer lançar em breve concurso para a escolha de uma das duas vacinas disponíveis, prevendo gastar no primeiro ano 15 milhões de euros.
Reflexão:
No meu entender acho que esta medida é uma medida que se adequa às necessidades da população feminina portuguesa. Sendo esta uma doença que afecta milhares de pessoas em Portugal, e havendo possibilidade de lutar contra esta doença, acho que tal medida se ajusta na perfeição, não só pelo custo da vacina para privados como não se sabe qual será a próxima necessitada!!

2 comentários:

RubenGonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RubenGonçalves disse...

Esta notícia é bem interresante para a população portuguesa, em particular feminina, pois assim podem ter mais protecção contra uma doença que é o câncro do cólo do útero, que como se sabe afecta muita gente. Uma vacina que seria inacessivel para muitas pessoas em termos económicos, poderá agora ser tomada por qualquer pessoa...