O primeiro-ministro anunciou no Parlamento que a vacina contra o cancro do colo do útero passará a integrar o Plano Nacional de Vacinação (PNV) já no próximo ano, sendo dada gratuitamente nos centros de saúde. A vacina contra o cancro do colo do útero, à venda desde Janeiro por mais de 400 euros, poderá estar disponível nos centros de saúde no próximo ano escolar. Até agora, o Governo recusara-se a incluir o medicamento no PNV, alegando aguardar os resultados de estudos técnicos. Agora, mesmo sem os estudos concluídos, "há a decisão política de avançar para a inclusão no PNV por uma questão de equidade e universalidade". Resta saber em que idades será feita a vacinação. O ministro quer lançar em breve concurso para a escolha de uma das duas vacinas disponíveis, prevendo gastar no primeiro ano 15 milhões de euros.
Reflexão:
No meu entender acho que esta medida é uma medida que se adequa às necessidades da população feminina portuguesa. Sendo esta uma doença que afecta milhares de pessoas em Portugal, e havendo possibilidade de lutar contra esta doença, acho que tal medida se ajusta na perfeição, não só pelo custo da vacina para privados como não se sabe qual será a próxima necessitada!!
2 comentários:
Esta notícia é bem interresante para a população portuguesa, em particular feminina, pois assim podem ter mais protecção contra uma doença que é o câncro do cólo do útero, que como se sabe afecta muita gente. Uma vacina que seria inacessivel para muitas pessoas em termos económicos, poderá agora ser tomada por qualquer pessoa...
Enviar um comentário