segunda-feira, 12 de maio de 2008

Descoberto inibidor de enzima que actua como agente anticancerígeno

Foi descoberta uma substância capaz de reduzir o tamanho dos tumores ao inibir uma enzima envolvida na síntese do ADN.
Uma característica do cancro é o facto de as suas células se dividirem de forma descontrolada, através da replicação do ADN, que se multiplica por dois e se distribui pelas duas novas células resultantes.
Nas primeiras etapas deste processo de replicação intervém a enzima quinase Cdc7, que activa um grupo de proteínas que põe em marcha este processo de cópia do material genético.
A equipa descobriu uma pequena molécula capaz de inibir a acção desta enzima, evitando a multiplicação do ADN e, por conseguinte, a reprodução das células cancerígenas nos pacientes que padecem de tumores.
Esta substância actua contra a divisão celular descontrolada no princípio do processo e não nas últimas fases, como acontece com a quimioterapia.
Outra vantagem destacada pelos investigadores é que a molécula tem menor toxicidade do que os actuais tratamentos de quimioterapia.
Em experiências com ratinhos de laboratório doentes de cancro, o inibidor reduziu o tamanho do tumor com baixos níveis de toxicidade.


Reflexão:
Excelente notícia para a população mundial. Numa altura em que cada vez mais nos deparamos com doenças de cancro, esta descoberta só vem por em prática todos os esforços que os investigadores têm feito em relação ao tema cancro. Espero que os testes corram de forma satisfatória e que rapidamente esta técnica surja para “combater” não só os cancros como as técnicas utilizadas.

Sem comentários: