terça-feira, 13 de maio de 2008

Os meus comentários (3º Período)

Esta sequência de comentários começou, como e comum dizer, pelo início... Assim, elaborei os primeiros comentários deste período, no dia 13 de Maio, no E-Portefólio da Alexandra, à postagem "Ácido fólico 'pode manter espermatozóides saudáveis', diz estudo". O meu comentário foi o seguinte: “De facto a nossa alimentação é um dos, senão o maior responsável por todas as anomalias que ocorrem no nosso organismo. Pelo estudo, deu para perceber e para se intelectualizar que, por ventura, a maior parte dos casos de esterilidade podem estar directamente relacionados com os nossos hábitos alimentares. Se assim for, há que ter muito cuidado e apostar, sobretudo, na prevenção, isto é, ter uma alimentação equilibrada que nos trará benefícios, não só aqueles que foram anteriormente referidos, como outros...". Continuei com a elaboração de outro comentário, desta vez à postagem intitulada "Cafeína pode reduzir risco de Alzheimer". O meu comentário foi: "Pode ser que, de facto, a cafeína ajude a prevenir doenças como a referida nesta notícia. Contudo, há que ter em conta que a cafeína não deve ser ingerida em grandes quantidades, podendo trazer riscos para a saúde. Mas estou de acordo com a Alexandra quando ela faz referencia que são necessárias mais e melhores pesquisas para se poder comprovar até que ponto esta notícia tem fundamento.". Continuei com os comentários, desta vez, no E-Portefólio da Ana Pacheco. Neste, elaborei alguns comentários, oprimeiro do qual à "Reciclagem" cujo meu comentário foi: "Boa postagem uma vez que mostra tudo aquilo que temos necessidade de saber/compreender neste capítulo. É pena a extensão do mesmo. Talvez uns “cortes” de algumas temáticas menos interessantes tornariam esta postagem melhor elaborada". Continuei com a elaboração de mais um comentário à postagem "Japão estuda novo bio combustível baseado na fermentação do arroz", onde a minha opinião foi a seguinte: "Será que os japoneses arranjaram agora forma de aumentar ainda mais o preço do arroz, na linha daquilo que tem sido habitual tendo em conta os cereais, com a produção de bio combustível??? Espero bem que esta intenção não passe disso mesmo, caso contrário todas as principais fontes de alimento da população mundial seriam desperdiçados em fontes de energias alternativas ao petróleo. Saíamos duma situação perigosa para nos metermos numa ainda mais perigosa... Não até que ponto isto trará grandes benefícios".
No dia 14 de Maio, prossegui os meus comentários na Ana Teixeira, com a elaboração de mais dois comentários. O primeiro à postagem intitulada "Testes de DNA à venda em farmácias norte-americanas". O meu comentário foi: "Concordo contigo Ana... É uma maneira interessante e simples de determinar tal facto que, como o Nuno disse, pode-se tornar, principalmente nos primeiros tempos, num negócio muito lucrativo. Só o futuro dirá até que ponto isto é útil ou não"; o segundo foi à postagem "Agricultura tem grande variedade de espécies" onde eu referi: "Esta notícia só vem por em prática todo o conhecimento, isto é, a biodiversidade é extremamente grande na natureza, contudo, por motivos de interesse/superprodução, umas espécies vão-se duplicando mais que outras. As próprias mutações ajudam ao aumento da biodiversidade. O ser humano é que desconhece muitos seres vivos, pois a biodiversidade existente e algo inexplicável que, com o andar dos anos, vai sendo minimizado primeiro porque o aumento da população exigem maiores rendimentos e por isso usar espécies mais vantajosas; por outro lado a destruição de vários habitats implica a destruição destes bens naturais". Procegui com mais comentários, desta vez ao blog do João Tiago, à postagem "Alimentos: Reservas estão ao nível mais baixo em 30 anos" cuja minha opinião foi: "Esta notícia é perfeitamente normal...com o aumento do poder de compra dos países em desenvolvimento é normal que as reservas diminuem...a populações começam a adquirir os mesmos rituais consumistas dos ocidentais e portanto é muito natural que tal se venha a verificar e, por ventura, a agravar, que é comprovado pelos sucessivos aumentos das principais fontes de alimento como os cereais".
No dia 17 de Maio elaborei mais uma série de comentários... Assim, comecei pelo blog do Nuno, na postagem "Nova espécie de insecto pode contribuir para controlo de pragas", cujo comentário foi "É verdade Nuno... contudo tudo isto requer um grande estudo de forma a acharmos qual é o pior inimigo para cada espécie de pragas... É sabida das condições em que o planeta se encontra, portanto há que tomar decisões benéfica para este, que passam, por exemplo, pela substituição do uso de pesticidas, que são uma espécies de bombas silenciosas, por métodos naturais como é referenciado...Só um aparte: nomes científicos têm que estar em itálico..."; seguiu-se a postagem "A poluição pode ser boa.. para quem tem alergias". A minha opinião foi: "Uma boa notícia para atrair o leitor...contudo uma série de más notícias para os entendidos ou mesmo para aqueles que pensam um bocado... de facto, pode trazer esses benefícios mas, em contrapartida, isto trás muitos prejuízos a nível mundial e do próprio planeta... como dizem os entendidos tudo o que existe na natureza faz falta...se assim, desaparecendo espécies como os insectos e mesmo plantas trariam e cada vez mais trazem elevados prejuízos a nível ambiental"; outra postagem à qual comentei foi "Tabaco é maior causa de poluição na UE" onde referi "E não só Nuno... normalmente, os fumadores desrespeitam os não fumadores e isso sim é ainda mais preocupante... eu acho que o tabaco nunca irá acabar, pode sim diminuir o seu consumo, portanto acho que estas medidas que foram impostas este ano foram o mais correcto e acertado possível... Mas não devemos esquecer que todos devemos cumprir, independentemente de sermos quem somos..."; continuei a minha "série" de comentários no blog do Nuno com a notícia "Quem polui mais, quem é, quem é?". A minha opinião foi: "Eu também pensava que os EUA fossem o maior poluidor... tinha a percepção que talvez daqui a alguns (poucos) anos tal estivesse como se encontra agora. Pelo andar da carruagem, daqui a pouco tempo vem uma notícia dizer que é a índia e não o a china o maior poluidor... enfim, tudo bem que se chega a um PIB de 10% mas há ter modos...há que apostar na novas tecnologias para que não haja um crescimento descontrolado!"; por fim realizei o último comentário neste E-Portefólio à notícia: "Poluição automóvel torna crianças menos inteligentes". O meu comentário foi "Por esta perspectiva, num futuro próximo, as crianças das aldeias serão mais inteligentes, quando devidamente estimulados do que os da cidade, nas mesmas circunstâncias... contudo não se deve por de parte tais conclusões, porque pode ainda não ser perceptível quais as verdadeiras consequências de estar em contacto tanto tempo, daí eu afirmo que nada é impossível...".

Sem comentários: