terça-feira, 9 de outubro de 2007

Cancro da próstata é segunda causa de morte por cancro em Portugal

O cancro da próstata é a segunda causa de morte por cancro em Portugal vitimando todos os anos cerca de 1.500 homens, número explicado pela baixa percentagem de homens que consulta antecipadamente o médico para um rastreio. Esse rastreio muitas vezes é retardado uma vez que muitos homens têm medo do toque rectal que é sempre necessário para avaliar a próstata e não querem ir por causa desse aspecto. Então se a médica de família for uma mulher, os homens tem algum pudor em falar sobre estas coisas, porque, muitas vezes, os homens ligam a próstata à área sexual, genital e portanto há muito pudor em falar sobre este assunto. Pudor que leva a que a maior parte dos homens portugueses prefira esconder a assumir a existência do problema, o que pode acabar por ter consequências trágicas.
O cancro da próstata só é curável na sua fase inicial mas se a pessoa está à espera de ter sintomas urinários, porque é aquilo que a pessoa pensa que o cancro da próstata dará, para ir ao medico é um erro, porque o cancro da próstata no inicio e quando é curável não dá sintomas nenhuns, é um cancro silencioso, é um cancro que é sintomático. De acordo com os especialistas, quando o cancro da próstata dá sintomas, habitualmente já passou a fase em que é curável, uma vez que já está de tal maneira metastizado que já não tem salvação e, portanto, já é uma doença avançada.
Feflexão:
No meu entender, é incompreensível como é que alguns homens põem a sua vida em risco por causa de um simples rastreio que não fazem por motivos, essencialmente, de vergonha. Não faz sentido porque, como diz no texto, se os homens estiverem à espera dos efeitos da presença do cancro já não têm quase hipótese nenhuma de sobreviver. É por isso que é muito importante ir fazer voluntariamente o despiste do cancro na próstata e detectá-lo numa fase precoce para ser curável. Por isso se tem uma idade média de 55 anos arranje um intervalo e vá fazer este rastreio. O esforço é mínimo e dessa forma tem-se a certeza se está ou não a 100%.Se não tiver ainda vai a tempo de poder recuperar totalmente, uma vez que não esperou pelos efeitos secundários da doença.

Sem comentários: