quinta-feira, 11 de outubro de 2007

A produção de óvulos e Ciclo ovárico/ciclo uterino

Os óvulos são produzidos nos ovários. De 28 em 28 dias dá-se ovulação (figura em baixo-as contracções do ovário e do folículo provocam uma roptura, para que o óvulo maduro-a vermelho- seja expulso do ovário) : uma das células amadurece e transforma-se num óvulo; depois rompe a parede do ovário e o óvulo é expulso instalando-se nas trompas de Falópio, onde poderá ocorrer fecundação.

Ciclo ovárico divide-se em duas fase:
Fase folicular esta fase compreende os primeiros 14 dias do ciclo. Se não houver fecundação no ciclo, a menstruação ocorre nos primeiros 4 dias: a mucosa que reveste o útero desprende-se com fluxo de sangue. Durante esta fase, dá-se a maturação. Cada futuro óvulo está contido numa estrutura, chamada de folículo, que vai amadurecer até se romper, permitindo que o oócito II vá para a trompa. A ovulação tem inicio no décimo quarto dia depois do inicio da menstruação. Por seu lado, a mucosa começa a aumentar de espessura, preparando-se para uma eventual fecundação.
Fase luteínica e
sta fase compreende os 14 últimos dias do ciclo. Após a ovulação, o folículo transforma-se num corpo lúteo (corpo amarelo), que começa a segregar progesterona para o sangue. Se não houver fecundação, o corpo amarelo degenera. A mucosa do útero continua a aumentar de espessura até ao momento em que está preparada para receber um possível embrião.

Ciclo uterino divide-se em: fase menstrual, fase proliferativa e fase secretora.

Fonte: Enciclopédia Activa e multimédia

3 comentários:

Professor José Salsa disse...

Sintese interessante. Num discurso de maior rigor convém esclarecer que o óvulo é algo que resulta da segunda divisão da meiose, apenas concluída se houver fecundação...

Anónimo disse...

É possível engravidar havendo ejaculação no interior da vagina, estando a mulher em seu quarto dia de menstruação?

Dritaz disse...

Isso aconteceu comigo tbm.
Você engravidou?