quarta-feira, 3 de Outubro de 2007

Tumores de Hipófise

Como se desnvolve?
Os adenomas hipofisários não possuem causa bem definida, sendo provavelmente provocados por mutações isoladas de células hipofisárias normais. Uma parcela de 3 a 5 % dos casos apresenta distribuição familiar, estando associada a mutações transmitidas hereditariamente. Esses casos podem envolver a ocorrência do mesmo adenoma na mesma família (adenomas familiares) ou estarem associados às adenomatoses endócrinas múltiplas. Nessa situação, os pacientes podem exibir tumores funcionantes de paratiróide, pâncreas e supra-renais.
O que se sente ?
Os sintomas associados aos adenomas hipofisários são neurológicos e hormonais. Os sintomas neurológicos mais comuns são a dor de cabeça e a diminuição da acuidade visual. A dor de cabeça costuma ser na região frontal e lateral, do tipo constante, sem factores determinantes e usualmente alivia com analgésicos comuns. A perda visual ocorre na acuidade visual e principalmente na visão para as laterais (perda de campo visual lateral). Mais raramente, em adenomas hipofisários volumosos com crescimento para os lados da hipófise, podem surgir outros sintomas visuais que são a visão dupla, o desvio de posição dos olhos, a queda da pálpebra e o desvio de um dos olhos para baixo e para o nariz. Este quadro caracteriza relativa gravidade e, frequentemente, se associa com dor ao redor do olho envolvido e perda visual severa, chegando até a cegueira. Os sintomas hormonais são decorrentes da diminuição ou do excesso de produção das hormonas hipofisários. A diminuição da produção provoca um conjunto de sintomas conhecidos como Hipopituitarismo. Os sintomas de excesso hormonal são decorrentes do excesso de produção de prolactina, GH e ACTH, constituindo doenças específicas apresentadas em outros itens desse site.
Como se trata?
Em situações nas quais o tratamento não é suficiente, pode ser indicada a cirurgia transesfenoidal para ressecção do adenoma. Essa cirurgia é uma microcirurgia realizada através da região nasal, utilizando microscópio e abordando a região do hipófise por sua parte inferior. Em último caso pode estar indicada a cirurgia por via transcraniana, ou seja, realizando uma abordagem da hipófise por sua porção lateral ou superior, o que envolve cortes cirúrgicos na calota craniana.
Como se previne ?
Não se conhecem métodos de prevenção. O diagnóstico precoce e um adequado manejo endocrinológico e, quando necessário, neurocirúrgico, são fundamentais para a adequada resolução das diversas situações clínicas associadas aos adenomas hipofisários.
Reflexão:
Eu publiquei esta postagem uma vez que, para mim, era desconhecido este tipo de tumor. Logo, desconhecia os seus sintomas, os seus efeitos. Mas o que chamou mais a minha atenção foi o facto de um dos sintomas ser uma continua dor de cabeça que passa que com uns simples analgésicos. Uma dor de cabeça que qualquer um possa ter pode ser um indício que algo corre mal na hipófise. Felizmente a cura é possível, uma vez que como temos estudado a hipófise é uma glândula endócrina que produz numerosos e importantes hormonas, sendo por isso reconhecida como glândula-mestra do sistema nervoso.

70 comentários:

Anónimo disse...

Tenho todos esses sintomas de tumores hipofisicos .
Enzames de sangue forem feitos e repetidos e foi confirmado um aumento muito grande da prolactina produzida ; atualmente 1024,3 mg .
Minha cabeça dóii de mais , meu olho antes eu ja tinha um desvio do olho mais agora está pior .
Perdi a vista pra as laterais .
MInha medica passou uma ressonancia mais não fiz ainda .
Só por esses sintomas dá pra se saber o que é ?
e a cirurgia ? tou aqui em nervos , pensando em visão cirurgia , corte de cabelo ..
Tem quse um ano que minha menstruação não vem e que tou com esses problemas .
Tambem , não sei como falar com meus pais , até porque tudo daqui a familia toda sabe dps , e ja sabem de metade das coisas .
O que faço ?
Gostaria que me respondessem o mais rapido possivel , crepusculoou@hotmail.com .

Obrigada ,

Anónimo disse...

ola. tambem tenho tido esses sintomas ha mais de 6 anos, nunca se quer imaginei que podesse ser algo tao serio. os medicos mandaram-me fazer o TAC, mas nao viram nada de anormal, mas nao parei por ai, fui ter com um medico genecologista onde m falou do possivel tumor, fiz analises de sangue e agora tou a espera dos meus resultados. sera que com esses anos todos que passaram o tumor foi aumentando? deito muito leite dos seios, meu periodo e irregular desde os meus 12 anos, agora tou com 23. sera que vou perder meu cabelo e a visao por completo?

Anónimo disse...

Foi - me diagnosticado um tumor na hipófise (macroadenoma). Alguns dos meus sintomas eram dores de cabeça fortes e permanentes, tonturas, dedos/ pés inchados( aumentei o tamanho dos anéis e dos sapatos). Fiz uma "bactéria" de exames desde TAC; RM; campos visuais e análises clínicas (provas). Como era um macroadenoma fui aconselhada a realizar a cirurgia num hospital central, nada de particulares. A cirurgia é feita pelo nariz, nada de corte de cabelo... Estive internada 7 dias, o 1º e 2º dia após cirurgia foram passados na unidade. A cirurgia foi um sucesso, a probabilidade da minha cura era de 50%, já estava preparada para ter que realizar algumas sessões de tratamento felizmente não foi necessário estou curada. O meu pós-operatório foi um pouco doloroso, fui obrigada a repousar, não conduzir, não pegar em pesos, engordei 10 kg rapidamente (1,5 mês) e não retinha informação ( por exemplo na leitura) sentia a minha cabeça oca e demasiada cansada. Mas gradualmente foi passando … Neste momento só tenho que ir ás consultas de neurocirurgia e endocrinologia (realizando sempre o controle através dos exames médicos). A mensagem que quero deixar é para não terem medo e principalmente acreditar na cura.

Anónimo disse...

ola fui operado na hipófise, e é dado como cura da sindrome de cushing..muitas dores de cabeça, pés inchados ...bariga grande..pescoço com calombo grande atras do pescoço..csansaço...fraquesa pelo corpo todo..impotençia sexula..manchas avermelhadas pelo corpo..cairam meus pelos das pérnas...cólicas de rim..unhas dos meus pés cairam...diabéte do tipo2.unhas dos pés cairam..potassio alto..colesteról alto..pressaõ alta..hj estou curado..de td isso ai..operei em 2008...graças a deus.obrigado.ademilsonsrv@hotmail.com

Anónimo disse...

Pessoal,
deixo esse recado a todos que tem esse tumor de hipófise, isso tem tratamento gratuito e muito bom no hospital das clínicas de São Paulo, quando descobri que tinha o tumor de hipófise fiquei desesperada, pensando em perda de visão, cirugia e tudo mais, mas quando através de um email enviado para o próprio médico do hospital das clinicas DR. MARCELO BRONSTEIN, relatei meu caso e ele prontamente me respondeu e mandou que fosse atendida lá em São Paulo, sai de MInas e fui lá, então eles me disseram: os tumores hoje em dia só operam se estiver comprimindo a visão ou comprometendo gravemente alguma parte do cérebro, na maioria dos casos uma injeção que custa 7.000,00 sandostantim resolve o problema, paralisa a produção de hormonio e ainda pode ocorrer a sua diminuição, hoje em dia vou lá uma vez no mes para tomar a injeção, estou ainda na terceira, mas conheci varias pessoas que já tomam há mais de 9 anos, inclusive, tiveram que operar antigamente pois nao havia o medicamento e hoje em dia graças a Deus já tem, mesmo se tiver que operar a cirurgia é bem simples. Detalhe se precisar da injeção ela é dada no mesmo dia que após a consulta no hospital.
Vou dar o email do médico de lá para quem quiser tentar marcar uma consulta com ele no hospital das clinicas de são paulo, tudo gratuito: mdbronstein@uol.com.br
Outra coisa aconselho relatar todo o caso e também que não possui condições de fazer um tratamento desse particular. O meu tumor achei que era secretor só de prolactina, mas lá descobri que na verdade é de hormonio de crescimento, muito mais grave, se não tivesse descoberto lá, e sem tratamento, acho que só DEUS para salvar.... Agradeço a Deus todos os dias por ter tido a oportunidade de receber esse tratamento e falar a todos vcs que isso não mata ninguém, só mata quem não corre atrás.........

Anónimo disse...

BOA NOITE, FUI OPERADA DE PROLACTINOMA PELA VIA NASAL,MAS HOJE EM DIA NA MAIORIA DAS VEZES SÓ O MEDICAMENTO REDUZ O TUMOR BENIGNO!A GIRURGIA NÃO É MUITO INDICADA NOS DIAS DE HOJE!!!!!TENHO QUE TOMAR CABERGOLINA O RESTO DA MINHA VIDA!!!!PARA AQUELAS MULHERES QUE QUEREM ENGRAVIDAR TEM UM MANEIRA HÁ UM REMÉDIO QUE APESAR DO PROLACTNOMA E DA PROLACTINA ESTAR ALTA,O REMÉDIO PROVERA ADMINISTRADO LOGICAMENTE POR UM ENDOCRINOLOGISTA PODE FAZER UM CICLO MENSTRUAL PARA VC ENGRAVIDAR SE ÚTERO E OVÁRIOS FOREM PERFEITOS.O QUE EU QUERO ENFATIZAR É QUE FICAR SEM MENSTRUAR POR CONTA DE UM PROLACTINOMA NÃO É O FIM DO MUNDO!!!!!!! EU ME SENTIA QUANDO DESCOBRI,UM ET, MAS, GRAÇAS À DEUS DEU TUDO CERTO!!!!FAÇAM UM CICLO MENSTRUAL COM UM BOM MÉDICO TOMEM CABERGOLINA POR RECEITA MÉDICA E SEJAM FELIZES!!!!!!AHHHHH LEMBRANDO QUE A SECRETARIA DE SAÚDE FORNECE A CABERGOLINA É SÓ SOLICITAR POR RECEITAS E LAUDOS DE MÉDICOS DO SUS.ESPERO QUE COM ESSE DEPOIMENTO TENHA AJUDADO ALGUÉM DE ALGUMA FORMA.

Anónimo disse...

bom dia pessoal!
oi me chamo josy e aos 20 anos de idade descobri que tenho o tumor de hipofise comecei com uma dor de cabeca terrivel mas ate entao pensava que era a sinusite pois tbm tenho sinusite, depois de alguns meses minhas vistas comecaram a escurecer e embacar passei no oftalmo e atualmemente uso oculos, ai entao dos meus seios comecaram a sair um liquido mei amarelado foi quando procurei um neuro e ele me ancaminho para o endocrinologista feitos os exames foi detectado o tumor, no começo foi muito dificil pra mim mas agora estou aprendendo a conviver. atualmente faço o tratamento com cabergolina que sao ministrados 2 vezes por semana antes de dormir as reacoes adversas do remedio sao um pouco desagradavel como nauseas. vomitos, pressao baixa, dor abdominaletc..mas gracas a DEUS esta indo tudo bem. meu medico disse que farei o tratamento durante 5 anos entao vamos esperar né? beijos espero ter ajudado muito!

GUILHERME disse...

dama qual o remedio para eu faze um ciclo d minha mestruação pois não mestruo

Mônica disse...

Fiz a cirgia de retirada do tumor a 2 anos,percebo que não voltei a ser como antes.Tenho muita fadiga,falta de memória e fortes dores cabeça quando estou para menstruar.
Isso é normal?
alguempoderia me responder?

OBRIGADA!

osana vitória disse...

OLÁ PESSOAL ME CHAMO OSANA DE CURITIBA PR.

EU JA FIZ O CIRURGIA EM 2003 DA HIPÓFISE,E O TUMOR VOLTOU MAIOR AINDA EM 2012 POIS EU NÃO CONTINUE TOMANDO OS REMÉDIO ESSE FOI MEU MAIOR ERRO EU ACHO MAIS ATUALMENTE ESTOU TOMANDO DOSTINÉX, O TUMOR MEDE 2 CENT E MEIO E AS DORES DE CABEÇA SÃO MUITO FORTES,ESTOU TENTANDO VER SE ABAIXA O NIVEL DA PROLACTINA E O TUMOR TAMB PARA NÃO TER QUE OPERAR NOVAMENTE BEIJOS Á TODOS FIQUEM COM DEUS.

osana vitória disse...

OLÁ PESSOAL ME CHAMO OSANA DE CURITIBA PR.

EU JA FIZ O CIRURGIA EM 2003 DA HIPÓFISE,E O TUMOR VOLTOU MAIOR AINDA EM 2012 POIS EU NÃO CONTINUE TOMANDO OS REMÉDIO ESSE FOI MEU MAIOR ERRO EU ACHO MAIS ATUALMENTE ESTOU TOMANDO DOSTINÉX, O TUMOR MEDE 2 CENT E MEIO E AS DORES DE CABEÇA SÃO MUITO FORTES,ESTOU TENTANDO VER SE ABAIXA O NIVEL DA PROLACTINA E O TUMOR TAMB PARA NÃO TER QUE OPERAR NOVAMENTE BEIJOS Á TODOS FIQUEM COM DEUS.

osana vitória disse...

OLÁ PESSOAL ME CHAMO OSANA DE CURITIBA PR.

EU JA FIZ O CIRURGIA EM 2003 DA HIPÓFISE,E O TUMOR VOLTOU MAIOR AINDA EM 2012 POIS EU NÃO CONTINUE TOMANDO OS REMÉDIO ESSE FOI MEU MAIOR ERRO EU ACHO MAIS ATUALMENTE ESTOU TOMANDO DOSTINÉX, O TUMOR MEDE 2 CENT E MEIO E AS DORES DE CABEÇA SÃO MUITO FORTES,ESTOU TENTANDO VER SE ABAIXA O NIVEL DA PROLACTINA E O TUMOR TAMB PARA NÃO TER QUE OPERAR NOVAMENTE BEIJOS Á TODOS FIQUEM COM DEUS.

jujucrotti disse...

Olá pessoal, me chamo Juliana tenho 27 anos e já fiz 2 cirurgias de macro-prolactinoma. Operei a 1ª vez em julho de 2009 e a 2ª em julho de 2010, descobri meu tumor por acaso, eu tinha crises e mais crises de enxaqueca, ia para o pronto socorro tomar medicamento na veia, pois com simples analgésicos não passava. Tomei um remédio mais forte para dor e fu para casa, no outro dia acordei sem sentir meus braços nem pernas, voltei ao pronto socorro e a médica pediu uma tomografia, mas já havia adiantado que eu estava com esgotamento físico, aí como se fosse a coisa mais simples do mundo ela falou para mim e meu marido: - Você tem um tumor na cabeça e vai ficar internada para operar! Simples assim!
Ai fui para casa orientada a procurar um endócrino urgente, no outro dia consegui um encaixe e de lá fui direto ficar internada, pois estava com a glicemia altíssima devido o nervoso grande que passei.
Fiz a primeira cirurgia tranesfeinoidal, correu tudo bem na cirurgia, mas fiquei 15 dias na uti pois meu sódio e potássio não estabilizavam. Como era horrível aquele dreno na coluna, parecia que tinha um graveto enfiado nas minhas costas. Me recuperei mas quando fui fazer a ressonância após 6 meses, descobri que o tumor havia voltado e estava grande e comprimindo meu nervo óptico.
Fiz a segunda cirurgia pelo crânio aberto, a recuperação foi bem mais rápida, mas passei 15 dias internada no total, entre uti e quarto. Meu médico me proibiu de raspar a cabeça, ele tirou de cabelo uns 3 cm de largura, somente onde foi feito o corte. Como sequela passei a ter crises epiléticas e fiquei com pan hipopituitarismo, tomo todos os hormônios sintéticos e tomo também o Dostinéx, que pego pela farmácia de alto custo. Faço acompanhamento a cada 3 meses com uma neuro endócrino e neurocirurgião. Infelizmente descobri que meu tumor está grande de novo e não posso fazer radioterapia, pois o tumor tá muito rente ao meu nervo óptico e a chance de eu ficar cega é de 99%. Mas vamos lá, o próximo passo é tentar engravidar, vai ser bem mais difícil do que para as outras pessoas, mas a esperança é a ultima que morre!
Força para vocês que sabem o quanto é difícil ser diagnosticada com esse problema de saúde, e jamais desistam e nem se desesperem a medicina hoje está avançadíssima!

jujucrotti disse...

Olá pessoal, me chamo Juliana tenho 27 anos e já fiz 2 cirurgias de macro-prolactinoma. Operei a 1ª vez em julho de 2009 e a 2ª em julho de 2010, descobri meu tumor por acaso, eu tinha crises e mais crises de enxaqueca, ia para o pronto socorro tomar medicamento na veia, pois com simples analgésicos não passava. Tomei um remédio mais forte para dor e fu para casa, no outro dia acordei sem sentir meus braços nem pernas, voltei ao pronto socorro e a médica pediu uma tomografia, mas já havia adiantado que eu estava com esgotamento físico, aí como se fosse a coisa mais simples do mundo ela falou para mim e meu marido: - Você tem um tumor na cabeça e vai ficar internada para operar! Simples assim!
Ai fui para casa orientada a procurar um endócrino urgente, no outro dia consegui um encaixe e de lá fui direto ficar internada, pois estava com a glicemia altíssima devido o nervoso grande que passei.
Fiz a primeira cirurgia tranesfeinoidal, correu tudo bem na cirurgia, mas fiquei 15 dias na uti pois meu sódio e potássio não estabilizavam. Como era horrível aquele dreno na coluna, parecia que tinha um graveto enfiado nas minhas costas. Me recuperei mas quando fui fazer a ressonância após 6 meses, descobri que o tumor havia voltado e estava grande e comprimindo meu nervo óptico.
Fiz a segunda cirurgia pelo crânio aberto, a recuperação foi bem mais rápida, mas passei 15 dias internada no total, entre uti e quarto. Meu médico me proibiu de raspar a cabeça, ele tirou de cabelo uns 3 cm de largura, somente onde foi feito o corte. Como sequela passei a ter crises epiléticas e fiquei com pan hipopituitarismo, tomo todos os hormônios sintéticos e tomo também o Dostinéx, que pego pela farmácia de alto custo. Faço acompanhamento a cada 3 meses com uma neuro endócrino e neurocirurgião. Infelizmente descobri que meu tumor está grande de novo e não posso fazer radioterapia, pois o tumor tá muito rente ao meu nervo óptico e a chance de eu ficar cega é de 99%. Mas vamos lá, o próximo passo é tentar engravidar, vai ser bem mais difícil do que para as outras pessoas, mas a esperança é a ultima que morre!
Força para vocês que sabem o quanto é difícil ser diagnosticada com esse problema de saúde, e jamais desistam e nem se desesperem a medicina hoje está avançadíssima!

Edna f ribeiro disse...

descobri q tinha esse tumor pelas fortes dores de cabeca,desmaios e dores nos olhos,tomava remedios na veia ate com morfina e nao adiantava,fiz a cirurgia a quase 1 ano hoje me sinto melhor mas sinto algumas dores, vou voltar a fazer os exames e se deus quiser receber a noticia q estou curada.meus amigos nao tenham medo procurem ajuda acaso desconfiam ter esse tumor a cirurgia e bem simples,fe em deus e boa sorte a todos nos.

Andreza de Manaus disse...

Eu tenho o tumor desde 2000 descobri atraves de uma ginecologista otima, então fui atras de tratamento e em manaus os medicos se asustaram pelo tamanho de 6 ctm e oentão me encaminharam para são paulo e lá fui operada pela equipe do dr Male branches.otimo via transfenoidal tiraram 4 cm e ficou 2 e tomo dostinex quando descobri me desesperei e hoje em dia de vez em quando ainda fco em depre hoje em dia tenho 30 anos quando operei tinha 19

Anónimo disse...

óla pessoal tbm tenho tumor na hipifise tomo o parlodel pra beixar a prolactina,mas este mes estou numa depre danada.Teno 23 anos e quero ter meu bb já tentei mas nunca deu certo ouvi dizer que este tipo de tumor pode causar infertiliade alguem pode me falar alguma coisa sobre isto ou alguem tem alguma experiencia nesta parte?

genaldo lima disse...

Ola, descobri que tenho um tumor na hipofise, fui ao neuro e ele pediu uma bacteria de exams. Estarei retornando ao neuro dia 31/01/2013. Com esperanca que nao precise opera, pois tenho me do da cirurgia. Genaldo.

Anónimo disse...

Minha irmã fez uma cirurgia para retirada de tumor na hipófise na quarta-feira passada, foram 8 hs, os médicos disseram que foi um sucesso.
Mas agora no pós operatório ela está com muita confusão mental, isso é esperado?
Alguém já passou por isso? quanto tempo demora para estabilizar?
Bjs e obrigada.

Anónimo disse...

Descobri que tenho esse tumor em novembro de 2010 através de uma ressonância porque minha prolactina estava um pouco alta, e comecei o tratamento com o dostinex em janeiro de 2011 mas infelizmente o tumor só vem aumentando a cada ressonância que faço, já encostou no quiasma e tenho que fazer exame de campo visual e laboratorial com frequência, alem da ressonância. Meu neurocirurgião diz que no meu caso a cirurgia não vai resolver meu problema e terei sérias sequelas da cirurgia. Sinto muita dor que dá vontade de gritar, tomo muitos remédios fortes mas tudo já esta vencido, entreguei tudo na cruz aos pés do Senhor e sei que a vitória vira

Anónimo disse...

Olá novamente.. :)

Passou a confusão mental da minha irmã, era um desequílibrio de cálcio no pós-operatório...
Ela está passando bem, um pouco deprimida e com dores na cabeça, mas foram 08 hs de cirurgia neh? é normal até que tudo se acerte...
Eu gostaria de direcionar a todos que a vitória sempre vem através de Jesus...não sou nenhuma maluca religiosa não rs... mas quando entregamos a vida dela para Jesus tudo foi acontecendo tão perfeitamente com os médicos que chegamos até aqui, retirada total do tumor e folêgo para lutarmos com tudo pela vida de nossa irmã.
Espero que vcs acreditem e que possam como nós relatar o milagre!
Beijos e por favor jamais jamais desanimem :)

Adriana Marzagao disse...

Muito obrigado é muito importante o seu testemunho recebi o diagnóstico do tumor na hipófise após um acidente em que por cautela fiz a tumografia, isto foi em novembro de 2012 .Hoje vim do Neurologista já com o pedido cirurgico , embora não queira transparecer para minha família estou bastante assustada com a idéia da cirurgia mas tb muito confiante em Deus sei que vai dar tudo certo.EStou somente aguardando a liberação do plano de saúde para o procedimento, no meu caso não há tratamento medicamentoso pois o meu adenoma não é funcionante e já mede 2 cm x 1,5 cm. Meu e-mail é adrianamarzagao@hotmail.com , caso queira me relatar a evolução do tratamento da sua irmã ficarei muito feliz! Um grande abraço e muito obrigado.Adriana Marzagâo

Anónimo disse...

oi!!sou Regina tb tenho diagnóstico de pan-hipopituitarismo,todos os hormonios são baixo tb uso parlodel,meu tumor aumentou após gestação,hoje minha preocupação é em relação reposição hormonal,tenho medo de repor o gh os outros ja reponho,realmente é preciso de cuidados redobrados a falta dos hormonios dessa a pessoa vulnerável.se alguém ja utilizou gh por favor relate seu depoimento.

Anónimo disse...

OLÁ PESSOAL !!!!!
andava meio desanimado e muito cansado sem causa aparente , mas com os passar dos dias minha visão do lado esquerdo ficou muito embaçada fui no oftalmo e fiz todos exames e nada diagnosticado , foi então que passei por um neurocirurgio e descobri que estava com um tumor de hipofise do tipo não secretor fiz a cirurgia no predio da psiquiatria do hospital das clinicas com o dr valter cescato um anjo enviado por Deus pois passa a maior tranquilidade , hj estou em casa depois de 4 dias internados com um dia de uti e 3 nos quartos , pessoal por favor não operem com quem não é especialista em hipofise , estou super bem agora enchergando tudo mais que uma ave de rapina. rsssss

Anónimo disse...

Estou muito preocupada com minha mãe que fez essa cirurgia de retirada do tumor hipófise. o dela estava muito grande,foi retirado som um pouco.Na cirurgia ocorreu tudo bem,mas ela perdeu a visão e agora esta vendo umas coisa estranha.Vendo cachorro,cobra,vaca. gente sem cabeça um tanto de coisas estranhas.Alguém sabe mim dizer alguma coisa.Se isso é normal?e se alguém que perdeu a visão recuperou depois da cirurgia. por favor,responda.

Anónimo disse...

Bom tenho um tumor benigno na hipofise e sonho em ter um bebe.. estou passando em neurologista para poder me diagnosticar, estou um pouco triste mas tenho certeza de que tudo ira dar certo se alguem poder me ajudar me dar conselhos eu agradeço muito meu email e caci_moca2005@hotmail.com

Anónimo disse...

tenho o tumor desde criança m trato c/dostinex 4 anos s/menstruar nunca engravidei hje c/34 anos ha7 adotei uma bebe q e mha vida Deus e tremendo m sinto mae por completo apesar dos sintomas sou feliz

Anónimo disse...

tenho o tumor desde criança m trato c/dostinex 4 anos s/menstruar nunca engravidei hje c/34 anos ha7 adotei uma bebe q e mha vida Deus e tremendo m sinto mae por completo apesar dos sintomas sou feliz

Anónimo disse...

OI!A GRAVIDEZ É POSSÍVEL SIM,MAS PRECISO REALIZA EXAMES E ACOMPANHAMENTO DURANTE GESTAÇÃO.O TUMOR PODE AUMENTAR OU FALTAR OXIGÊNIO NA HIPOFESE COM O SANGRAMENTO DO PARTO.FOI O QUE ACONTECEU COMIGO.

Eligleise disse...

Olá pessoal me ajudem pelo amor de deus, o meu pai fez uma daquelas cirurgia que abre a cabeça, para retirar um tumor na hipofese, em seguida foi para a UTI , lá ele teve duas convulsões, ficou incubado e em coma induzido, após quatro dias ele e acordou e clinicamente estava bem, mais esta sem enchergar nada "ele enchegava tudo", isso já faz 15 dias e os médicos falam que nao sabem o porque do acontecido, já que a cirurgia foi um sucesso e que temos que esperar. ELE VÊ CRIANÇAS, TERRA, MAQUINAS ACRICOLAS, ARAMES ETC...mas no quarto em que ele esta nao tem nada disso.
se alguém já passou por isso por favor me conta o que aconteceu, estamos muitos preocupados com o acontecido, o meu pai tem apenas 51 anos e esta sofrendo muito com a situação . Email- eligleise@hotmail.com

Adriana Marzagao disse...

Mais uma vez compartilhando o sucesso da minha cirurgia , a primeira vez que deixei depoimento aguardava a liberação do plano para o procedimento e este aconteceu na semana passada 20/06/2013, quero compartilhar do sucesso que foi a cirurgia, ainda estou no hospital , foram 4 dias de UTI e agora já no quarto consciente e feliz e podendo dizer que estou curada!Minha mensagem é de força e fé ,
sem perder o bom humor pois tem tratamento e cura e vi que minhas aflições e de todos que passam pelo diagnóstico é legítima e também será recompensada,Um grande abraço a todos deixo mais uma vez o meu e-mail para quem queira perguntar ou saber da minha experiência até a chegada no processo cirurgico, Um abraço, adrianamarzagao@hotmail.com

Anónimo disse...

ALGUÉM COM PROLACTINOMA JÁ CONSEGUIU AUXÍLIO PELO INSS? TENHO MUITA DIFICULDADE P/ TRABALHAR DURANTE O USO DA MEDICAÇÃO, E ESTOU APRESENTANDO ATESTADOS FREQUENTEMENTE. A SITUAÇÃO TEM CAUSADO UM MAU ESTAR ENTRE NO MEU RELACIONAMENTO COM MEUS SUPERIORES. ALGUÉM POR FAVOR ME ORIENTE!!!!! AGRADECERIA MUITO...

Anónimo disse...

ALGUÉM COM PROLACTINOMA JÁ CONSEGUIU AUXÍLIO PELO INSS? TENHO MUITA DIFICULDADE P/ TRABALHAR DURANTE O USO DA MEDICAÇÃO, E ESTOU APRESENTANDO ATESTADOS FREQUENTEMENTE. A SITUAÇÃO TEM CAUSADO UM MAU ESTAR ENTRE NO MEU RELACIONAMENTO COM MEUS SUPERIORES. FIZ NOVOS EXAMES E FOI CONSTATADO QUE HOUVE UM AUMENTO NO TAMANHO DO TUMOR E NAS TAXAS DA PROLACTINA, PROVAVELMENTE A DOSE DO DOSTINEX SERÁ AUMENTADA. A MÉDICA ME INFORMOU QUE POSSO VIR A TOMAR PROLACTINA PRO RESTO DA MINHA VIDA. ESTOU COM CUSTO MUITO ALTO P/ O TRATAMENTO E RECEBO APENAS UM SALÁRIO MÍNIMO.

ALGUÉM POR FAVOR ME ORIENTE!!!!! AGRADECERIA MUITO...

Anónimo disse...

Minha irmã tb fez esta cirurgia de hipofise, depois da cirurgia ela não está enxergando, já se passaram 45 dias e estamos preocupados, gostaria de saber se dos caso citados acima que tb ocorrem a mesma situação se algum já voltou a enxergar?

Anónimo disse...

gostaria de saber se alguem conhece um neurocirugião bom especialista em hipofise aqui em Minas Gerais de prefência em Belo Horizonte.

Jonas Alexandrino disse...

Bom dia pessoal. Em abril desse ano, foi diagnosticado que eu estava com um adenoma hipofisário, já grande. minha prolactina estava praticamente normal. Sentia cefaleias intensas e quase que diárias, além de dor no olho direito. Meu neuro me disse que esse tipo de tumor só se resolvia mediante a cirurgia, por causa do tamanho e da pouca alteração na prolactina. Inicialmente, tentei pelo SUS, mas não consegui esperar por causa das dores. Obriguei-me a fazer td particular. Fiz a cirurgia dia 17/07. Durou 2h20min. fiquei um dia na UTI e dois no quarto. Graças a Deus, apesar dos muitos riscos, a cirurgia foi muito bem sucedida. Não senti nenhuma dor depois, nem febre...nada...nada...nada. Foi possível retirá-lo totalmente. Não necessitei de tamponamento no nariz. Segui rigorosamente as recomendações médicas quanto o repouso do pós-operatório. Hoje, não sinto mais dores de cabeça e nem a dor no olho, mas de vez em quando, fico com uma sensação esquisita como se fosse doer a cabeça e/ou o olho, mas acho que deve ser normal. Vou tirar essa dúvida, no próximo retorno, no fim de setembro. Quero dizer a todos os companheiros(as) que enfrentaram ou enfrentam esse tipo de problema, que devemos agradecer muito a Deus, pois se é de ter algum tumor na cabeça que seja desse tipo. Em pouquíssimos casos, resolve com medicamentos, tem que ser cirurgia msm. Quanto mais tempo vc esperar p/ operar vc aumenta o risco de complicações, pois o local do tumor é vital. Confiem em Deus, procurem um neurocirurgião especialista em tumor de hipófise, não basta ser neuro, entendeu. Quanto mais rápido mais chances vc tem de se recuperar totalmente. Existe possibilidades de sequelas, mas isso é extremamente muito individual, de pessoa p/ pessoa; existe risco do tumor voltar, mas é raro. Com fé em Deus e com médicos realmente competentes, vc vai conseguir vencer. Um abraço a todos. Tenho 28 anos (Tauá-CE)Meu e-mail: jonasalexbj@hotmail.com

Att,

24 de Agosto de 2013 às 12h.

Anónimo disse...

fiz a2 semanas a cirurgia pelonariz e esta difícil a recuperação ,sinto muita dor no nariz e na cabeça e esta com um cheiro orrivvel de podre saindo pelo nariz eboca e estou sem olfato e o olho esquerdo não vejo nada e normal ,vou voltar a enxergar

Anónimo disse...

tenho muita fe em DEUS SEM ele EU NAO SUPORTARIA ...confie nele também

Paula Mayara disse...

Oi pessoal, meu nome é Paula Mayara, tenho 19 anos, com 12 anos descobri um germinoma hipofisario maligno deepois de muitos exames, o medico solicitou uma RM apartir dela foi constatado o que eu tinha, fiz cirurgia para retirada do tumor, a qual retirou também a Hipofise, porém alguns meses depois após fazer nova RM, os médicos me chamaram novamente ao hospital para reavaliar, após olharem novamente o exame viram que havia ficado um pedaço do tumor na minha cabeça, fiz radioterapia no cranio todo e também na coluna.Os meus sintomas eram dores de cabeça, desmaios, também eu ia até 15 vezes no banheiro a noite, tomava muita água, esse sintomas de necessidade de ir no banheiro a toda hora e tomar muita água são sintomas de diabetes insipidus causada pelo tumor. Hoje tomo cerca de 6 tipos de hormônios, para me manter. Mais hoje não tenho mais nada. Graças a Deus. Esse tumor é muito raro em mulheres.

nelia souza disse...

Em 2010 descobri q estava com Sindrome de Cushing, qdo eleva a taxa de Cortisol,fiz a cirurgia pelo cranio pois tive um macroadenoma, precisou tirar tudo até a hipofise, hj faço reposiçao de mtos hormonios inclusive o GH.quero mto engravidar mas o medico disse q é quase impossivel, mas tenho fé em Deus. Depois de tres meses da cirurgia desenvolvi mielite transversa por causa da cirurgia, hj to bem fiquei cinco meses sem andar e atrofiada da cintura para baixo.

nelia souza disse...

Em 2010 fui diagnosticada com Sindrome de Cushing e em 2011 fiz a retirada do tumor juntamente coma a hipofise, hj faco reposicao de varios homonios inclusive o GH, tomo insulina, tomo DDAVP. 03 meses depois tive Mielite Transversa ocasionada pela cirurgia, fiquei 5 meses sem andar e atrofiei da cintura para baixo, hj levo uma vida normal graças a Deus.

nelia souza disse...

Em 2010 fui diagnosticada com Sindrome de Cushing e em 2011 fiz a retirada do tumor juntamente coma a hipofise, hj faco reposicao de varios homonios inclusive o GH, tomo insulina, tomo DDAVP. 03 meses depois tive Mielite Transversa ocasionada pela cirurgia, fiquei 5 meses sem andar e atrofiei da cintura para baixo, hj levo uma vida normal graças a Deus.

MariA Ana disse...

Bem legais os comentários... "Estou cego apos a cirurgia"... "Tiraram a hipofise tb e estou atrofiada".. Bem lega... Estou super tranqüila agora!!

Anderson disse...

Pessoal fiz a cirurgia por incisão oral passando pela cavidade nasal.Foi retirada parte do tumor,terei que fazer agora uma transcraniana.tenho fé em Deus e no meu neuro.Pra vc que vai fazer pelo nariz é tranquilo apenas incomoda o tampão q evita hemorragia nas fika tudo bem.não se preocupem a medicina esta bastante avançada!Não tive sequela alguma não sinto dores e não tomei medicamento apos a cirurgia.Fiz exames e devo fazer tratamento de dosagem hormonal mas no geral estou bem.Lembre-se Deus esta conosco!

Rogerio disse...

Ola a todos. Devo dizer que lendo todas as vossas historias me sinto um sortudo. Sou um jovem 24 anos de portugal e há uns meses descobri por acaso numa sessao de fisioterapia que tinha um tumor na hipofise. Simplesmente o terapeuta ao fazer a massagem no pescoço senti uma enorme dor dentro da cabeça. Nesse dia a noite inesplicavelmente senti a maior dor de cabeça na vida. E eu nunca tinha tido dores de cabeça antes. Fui entretanto fazer um tac e o resultado foi a presença de um tumor 4cmx3cm. Fui ter com uma neuro, bateria de exames, e resultados pessimos. Prolactina 8000 e outros muito baixos. No entanto uma optima noticia. Das 3 opcoes de tratamento(1-operar pela cabeça, 2 operar pelo nariz, 3 tratamento via medicamentos). O meu tipo de tumor trata-se pela opçao 3. entretanto fui ter com um especialista neuro-endrocronologista. Ele disse-me para ficar tranquilo e que ia-se resolver com facilidade. Comecei a tomar dostinex, lepicortinolo, eutirox e injecçoes testosterona. Graças a Deus posso dizer que apesar de tomar esta trapalhada toda nao sinto um unico efeito secundario. Agora daqui a poucos meses volto a fazer uma RM para certeficar que o tumor secou e está mais pequeno. Ate lá vou vivendo tranquilamente cada dia a dia. E agradeço muito a Deus toda esta jornada, que apesar de tudo nao tive que ser operado. Pois as problabilidades de existirem complicaçoes no pos operatorio é sempre gande. Deixo o meu email para duvidas roger_krunska@hotmail.com

Bruna de Souza Lima disse...

Tenho 17 anos e descobri o tumor devido a uma alteração na visão (comecei com uma visão dupla e já estava começando a ficar estrábica do olho esquerdo), procurei um oftalmologista e ela me pediu uma tomografia, que mostrou o tumor. Ela me encaminhou a uma endocrinologista que também pediu exames, de sangue a princípio. Assim, quando retornei, descobri que minha prolactina estava em 2.500, quando o normal é abaixo de 30. Por isso ela me encaminhou para realizar uma e uma ressonância magnética que mostrou o tumor com uma pequena hemorragia.Logo comecei o tratamento com dostinex e hoje minha prolactina já baixou para 50. O remédio me deu algumas reações como dor de cabeça(só no começo), intestino preso e consequentemente dores na barriga e um pouco de alteração no meu humor, mas hoje já estou bem melhor.

Anónimo disse...

Ludmila de BH.
olá pessoal também passei por uma cirurgia de macroadenoma hipofisário no dia 24/10/13 no hospital madre tereza em bh mesmo.
foram cinco anos para ter o diagnótico os maiores sintomas foram gactorréia e falta da menstruação,minharolactina maior foi de 82,após a cirurgia evolui com diabetes insipidus que também não eoluiu e o s´dio também subiu mas já normalizou.hoje me sinto muito bem e creio que daqui pra frente ficarei a cada dia melhor pois DEUS cumpre o que diz.confie sempre no SENHOR,pois em tudo ELE tem um propósito!
um abraço!!

Cafalchio disse...

Eu tenho 33 anos e fiz a cirurgia transfenoidal, tinha Doença de Cushing, para a retirada de um microadenoma 8mm na hipófise. Fiz dia 20 de dezembro de 2013 e hoje é 2 de janeiro 2014. Pelo visto tudo ocorreu bem, fiquei 3 dias na UTI do hospital das Clínicas em SP porque meu Sódio estava baixo. Desde que operei, durmo muito, meu nariz estava sangrando até dois dias atrás e estou com um cheiro horrível saindo do nariz. (cheiro de peixaria podre).
Se alguém pasou por isso, ou está passando, pode me escrever: mcafalchio@gmail.com

Anónimo disse...

Caro amigo cafalchio!Eu fiz esta cirurgia ano passado que é a transfeinoidal mas a que se faz um corte embaixo do labio superior e entra pela via nasal ate a dura mater!Pois bem,é normal alem do nariz sangrar o meu saia pedaços de sangue talhado imagino eu q era restante de sangue da cirurgia mas da isso mesmo e a sensação de cheiro ruim é por causa das incisoes q são muito agressivas agente sempre sente cheiro de sangue e falta de ar.olha vc pode melhorar fazendo inalação 2 vezes por dia mas apenas com soro fisiologico.Mas a sensação de cheiro ruim some com o tempo ok!Obs:Antes de fazer as inalações procure seu ´medico para ver se ele autoriza ok .Boa sorte .

Adrianno Mendes de Souza disse...

Olá! Me chamo Adrianno, tenho 26 anos e moro em Redenção no Estado do Pará. Fui ao oftalmologista para exame de rotina e informei a ele que estava com probleminha na visão, pois ia colocar água, suco em um copo e despejava fora, achando que estava dentro. Ele realizou um exame chamado de fundo de olho e viu algo anormal(quando forem ao oftalmologista sempre façam esse exame, que é embutido na consulta, é importantíssimo), ele então pediu que eu realizass edois exames, Campimetria visual e Retinografia, fui a Goiânia e fiz os exames, só o médico que fez os exames orientou que eu pegasse o resultado e fosse a um neuro, fui a um neuro e ele me pediu duas tomografias e foi constatado tumor de hipófise. Fui para São Paulo capital, no hospital AC Camargo(hospital de referência em oncologia) consultei-me com o Dr. Paulo Sanematsu JR. e realuzamos a cirurgia em primeiro dedezembro de 2009, foi retirado 98% do tumor macro prolactinoso, fiquei um dia na UTI e 23 no apartamento. Desenvolví diabetes insipidus e cheguei a urinar em 24h, 22 litros de xixi e por causa de tanto xixi dei uma convulsão, pois o anticonvulsivo sai todo na urina. A hipófise foi etirada(via crânio), por isso reponho por meio de drogas os hormônios que a hipófise deixou de prouzir. Perdí a vizão do olho direito, pois o tumor estava mto grande 3,5 x 4,5 e ficou mto tempo em cima do nervo ótico do olho direito, fiquei sem sentir cheiro e o paladar bastante afetado. Tomo DDAVP, DOSTINEX(cabergolina), GARDENAL, VYTORIN, PURAN T44, PREDNISONA. Tenho minha vida normal. Deus é nosso mantenedor. É Rocha firme, confie NEle e o.mais Ele fará. Espero ter contribuido com o meu testemunho. Se quiser tirar dúvidas, porque foi diagnosticado com essa doença, e esttá inseguro(a), me mande um e-mail pra gente conversar e orarmos juntos: adriannomendes@gmail.com . O adrianno é com dois nmesmo. Um abraço. Que Deus abençoe a todos.

Anónimo disse...

Isso e normal eu operei já tem mais um pouco de 1ano

Anónimo disse...

Oi meu nome é angela messias.Tenho um tumor de hipófise dede o ano de 2.0000.Assim que descobri,começei o tratamento pelo sus.De tres em tres meses,vou ao endócrino,faço exames,ele assina p/ mim um laudo de medicamento de auto custo e recebo a medicação de graça.Tive dois filhos e nunca tive nenhum tipo de complicação referente ao tumor.Nunca me esqueço de tomar remédio toda noite.Quem tem,nao se preocupe.É tratável e se convive com essa doença muito bem.Cirurgia? Jamais.O medicamento e cuidados são o suficiente.

Anónimo disse...

Oi, meu marido teve macroadenoma de hipófise não funcionante.
Não enxergava pelas laterais do olho esquerdo e depois de vários exames oftalmológicos um anjo encaminhou para um neurologista que pediu a tomografia imediatamente, já acreditando ser tumor hipofisário.
Ele passou pela cirurgia transfenoidal em outubro de 2013 em Barretos.
Não foi retirado todo o tumor porque uma parte estava encostado nos seios cavernosos e na carótida e era perigoso mexer ali. Mas a cirurgia trancorreu tudo como previsto, pois o médico já tinha dito o que iria acontecer. Passou um dia na UTI para evitar problemas e cinco dias internado no quarto.Já acordou na UTI enxergando melhor que antes.
Fez a primeira ressonância em janeiro e foi constatado que o quiasma óptico estava totalmente livre do tumor e agora fará a segunda ressonância em junho.Precisa de retorno a cada 6 meses para os exames e acompanhamento no endócrino pra ver se tudo está bem com seus hormônios.
O cheiro ruim no nariz é proveniente de uma sinusite ocasionada pela cirurgia.Com o tempo e cuidados necessários passa.
Esses dias ele apresentou a visão central embaçada, passou pelo oftamo que com o exame de campimetria visual constatou uma atrofia no nervo ótico que somente o neurologista vai diagnosticar.
Eu espero em Deus que seja reversível e que termine tudo bem.
Peço a Deus que proteja a todos vcs e se for preciso cirurgia que transcorra tudo bem.

Silvana disse...

Olá, meu nome é Silvana e passei pela cirugia transfeinodal endoscopica no dia 26 de maio. Passei um dia na uti e três no quarto. Não foi preciso o uso de tampões. Tive diabetes insípidos transitoria e queda do sódio no quarto dia, o que me causou muita náusea e vômito. Fora isso tudo correu muito bem. Hoje me recupeto em casa e tenho uma leve sinusite em decorrencia do procedimento. Operei no RJ, ondemoro. Se quiserem mais informinformações podem me escrever. E-mail: silvanazaniboni@yahoo.com.br.

Anónimo disse...

Tb tive o mesmo problema, operei em 2000. Faço uso de levotiroxina sódica e prednisona, mas graças a Deus edtou bem, orremédio para diminuir o tumor, não deu resultado. O tumor continuava a crescer. Só lamento, pq não pude engravidar, mas Deus dabe de todas as coisas. Mas levo uma vida normal, graças a Deus. Tenham fé e tudo vai dar certo.

anita ferreira disse...

Por favor entre em contato neste email anita_ferreira2@hotmail.com e me conte se puder mais detalhes do seu tratamento

Amália Luci Gonçalves da silva disse...

Oi, a paz para todos! Tenham ânimo! Deus usa remédios e médicos neste momento delicado. Eu tive macroadenoma. Tomei parlodel 5 anos, depois fiz cirurgia, não foi preciso fazer radioterapi, tive diabetes insipidus mas fui curada. Não tive nenhuma sequela e hoje tenho um filho de 5 anos. Deus é o Deus do impossível, que usam os médicos , os remédios para nos curar. Vejam meu testemunho no YouTube: professora Amália Luci mente aberta.

Parque Tecnológico Univap disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Parque Tecnológico Univap disse...

Boa tarde Amalia, pode me passar seu email para "conversarmos"?
Estou com o mesmo problema.
Deus abençoe.
Jamile
jamile@univap.br

Amália Luci Gonçalves da silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Dr . Luis Fernando procurar no hospital semper ele é perfeito faz a cirurgia ele dr.Jarbas e dr.Narco tulio

Anónimo disse...

Boa tarde! Encontrei várias experiências aqui e acho importante relatar meu caso para quem procura, conseguir mais informações. Tenho 29 anos e sou de Minas Gerais. Sentia dores de cabeça e oculares sempre acreditando que era por conta de trabalho, ou esforço visual exagerado, até que tive um episódio de amenorréia mais longo, após 4 meses sem menstruar fui a ginecologista, fiz tds os exames e uma indução de ciclo sem sucesso, como a prolactina deu uma alteração pouco significativa tentamos mais uma indução e ela me encaminhou à um endócrinologista. Fiz a tomografia e foi diagnosticado o adenoma, já com dimensões acima de de 1,5cm, fiz ressonância para melhor visualização e vários exames laboratoriais onde foi diagnosticado acromegalia, meu tumor era do tipo secretor de hormônio de crescimento. Já notava aumento do meu número de calçados, mas sem saber a razão. Foi indicada a cirurgia com acesso trans esfenoidal! Estou no quarto em recuperação, a cirurgia foi a três dias e graças aos meus três pilares ( minha família e amigos, uma equipe médica competente e super humana, e a fé que tudo correria bem), sustentados na misericórdia de Deus que nos dá força e bom animo, tudo tem corrido bem! Sem dores, sem náuseas, fiquei apenas um dia na uti e já estou a dois no quarto! Provavelmente tenho alta amanhã e continuo monitorando as funções da hipófise! Tenham fé, procurem tratamento o quanto antes for possível e se apoiem na família que são anjos do Senhor entre nós! Paz e bem a todos!

Anónimo disse...

Tenho muita fraqueza muscular, zumbido pulsátil(ouço meu batimento cardíaco) tenho muito cansaso, visão dupla e espasmos musculares. Eu tenho isso faz 4 meses. Fiz hemograma, tomografia do cranio sem contraste, e deu normal. Semana qhe vem vou fazer exame do fundo.do olho. Sera que pode ser tumor na hipófase?

Anónimo disse...

Tenho moleza, fadiga, coração acelerado, tremores, e ânsia de vomito, sinto isso na maioria das vezes quando estou com fome, ou fazendo exercício físico, sinto os sintomas de hipoglicemia, mas fiz exame de hormônios e meu ACTH e Cortisol deram alto, vou precisar operar e estou com medo, alguém sente isso que eu sinto?

Adriana Marzagao disse...

Parabéns e muito sucesso na sua recuperação!Que Deus continue a lhe abençoar!

Anónimo disse...

Boa tarde.
Tenho uma amiga que fez a cirurgia para retirada de um tumor na hipófise ha mais ou menos uns 10 anos. Graças a DEus foi um sucesso e raramente tinha crises, já que tomava o remédio dostinex. Acontece que ela ficou uns meses sem tomar o remedio e acabou engravidando, ela esta com quase 4 meses de gestação e esta sentindo muitas dores de cabeça, esta tendo crises cada vez mais intensas e em intervalos menores. SErá que ela poderá tomar algum remedio pra controle destes hormonios mesmo estando gravida? Ela já não ta aguentando mais, tá sofrendo horrores. Obrigado

Anónimo disse...

Gostaria de saber se dentre os sintomas do tumor da hipófise pode haver desequilibrio no corpo, igual ao da labirintite.

Anónimo disse...

Olá pessoal. Em Março de 2011 depois de muitas idas aos hospitais, fui diagnosticada com um tumor na hipófise (fiz uma ressonância), já estava comprometendo o meu campo visual na lateral, operei, sendo que ainda hoje reponho quase todos os hormônios através de medicamentos (PutanT4, DDAVP, Corticorten). Gostaria de saber tenho chances de engravidar...

Anónimo disse...

Vc recuperou seu campo visual em quantos tempo?

Anónimo disse...

Fiz a cirurgia a pouco tempo, menos de 1 mês, e sinto muito inchaço, será que é normal do medicamento prednisona? O único que estou tomando.