Vários cientistas pretendem provar que os cães podem «diagnosticar» cancro em seres humanos, farejando a doença através da saliva ou da urina da pessoa.
Os cientistas realizaram um teste que envolveu 55 pessoas com cancro de pulmão e 31 com cancro de mama. Ao mesmo tempo, foram testadas 83 pessoas sem a doença. Os cães acertaram entre 88 a 97 por cento dos casos.
A pesquisa refere que bastariam apenas três semanas para tornar um cão num verdadeiro médico. De acordo com os cientistas, o animal também pode detectar, entre amostras do hálito humano, e distinguir qual é o de um portador de cancro de pulmão ou mama.
Isto seria feito precocemente, quando a doença ainda não manifestou sinais claros de que está presente no organismo da pessoa em questão.
Fonte:http://diario.iol.pt/internacional/caes-cancro-cientistas-doencas-farejar-iol/956254-4073.html
Reflexão:
Importante descoberta. Se assim for, a prevenção será muito mais fácil e assim poderíamos detectar e controlar muito mais facilmente a doença. Resta saber como e de que forma tal seria executado… mas é sem dúvida um avanço que pode ajudarem muito…
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
A ser verdade é uma descoberta fantastica, acho que nunca iria passar pela cabeça de ninguem...
É intrigante pensar em como será possivel que eles (os cães) o façam...
bem no futuro quando o cão lá de casa ladrar muito a alguém podemos sempre pensar "Será que tem cancro??? pelo ladrar do cão deve ser no pulmão!"
Todos os dias aparecem notícias curiosas e interessantes, esta é uma delas sem dúvida. Já é sabido que os cães são animais com uma extrema capacidade de aprendizagem, mas daí a descobrirem cancros nos humanos é curioso e fantástico.
Enviar um comentário