No passado dia 30 de Setembro fiz dois comentários: um deles foi realizado no E-Portefólio do Pedro à postagem "Prática excessiva de exercício físico prejudica fertilidade". O meu comentário foi o seguinte: "bem é sabido que o que é demais às vezes traz consequências negativas como neste caso...o que é certo é que nunca pensei que um pouco de exercício em excesso trouxesse estas consequências negativas...boa postagem pedro!!mais dessas!!!"; outro comentário foi feito no E-Portefólio da Ana Costa à postagem intitulada "Poluição pode ameaçar a fertilidade masculina". O meu comentário foi o seguinte: "concordo contigo ana..é triste ver estas crianças inocentes "ameaçadas" por algo que lhes é alheio..é pena osprojectos para tentar melhorar as condições ambientais não passarem de "projectos" pois,apesar de tudo este "problema" é de todos e daqui para a frente todos nós vamos pagar com as consequências aos poucos e poucos....".
No passado dia 3 de Outubro fiz um comentário no E-Portefólio da Ana Pacheco à postagem "Será que o que os rapazes comem interfere no sabor do esperma? ". O meu comentário foi o seguinte: "tudo é influênciado pela nossa alimentação...portanto não é de estranhar, de certo modo, que o sabor do esperma seja afectado..pois aquilo que produzimos é, de certa forma, o reflexo daquilo que ingerimos..."
No dia 9 de Outubro coloquei um comentário à postagem do Ruben designada por: "Exercícios pesados triplicam risco de aborto". O meu comentário foi o seguinte: "não e de estranhar que tal se suceda uma vez que em plena gravidez a mulher esta mais "desprotegida"..no entanto é de estranhar que alguma mulher, em plena gravidez, faça esse tipo de exercício...mas com mulheres nunca se sabe....".
No dia 2 de Novembro fiz um comentário a uma postagem do Pedro: "Universidade de Aveiro investiga soluções para infertilidade masculina". O comentário por mim realizado foi o seguinte: "acho muito interessante e ao mesmo tempo importante este estudo que esta a ser realizado uma vez que cada vez mais vao aumentar o numero de pessoas inferteis..e de esperar que isto beneficie muito as pessoas e melhore a vida delas..". No mesmo dia realizei outro comentário, desta vez no blog do Nuno na posagem "Teste de gravidez lúdico ". O meu comentário foi o seguinte: "É um teste muito lúdico é certo mas também muito parecido com outros testes nomeadamente saber se uma pessoa, há anos atrás, era diabetica ou não..de facto saber tradicional tem mesmo fundamentos científicos...".
No dia 9 de Novembro fiz um comentário ao E-Portefólio da Cristina à postagem "Pílula genética". O meu comentário foi o seguinte: "Ainda não tinha reparado nesta postagem mas devido à tua intervenção na aula de hoje tive curiosidade em ver esta tua postagem..falando dela acho interessante mas também muito inovador tal acontecimento, na medida em que, como disseste, não tem efeitos colaterais...pena é o facto de só preverem a sua criação daqui a 10anos...".
No dia 8 de Dezembro elaborei alguns comentários aos meus colegas de turma: um dos primeiros foi à postagem da Ana Costa intitulada "Gravidez logo após parto é arriscado". O meu comentário foi: "Concordo plenamente contigo Ana…é muito arriscado tudo aquilo a que estas mulheres se submetiam pois, actualmente, é quase impossível encontrar casos destes. Contudo, acho que serve para alertar as futuras “mamãs” que tencionam ter os seus filhos todos de uma forma sequenciada!". O comentário seguinte foi feito ao Nuno à postagem "Toda a verdade sobre os olhos verdes ". O meu comentário consistiu no seguinte: "A postagem é, de facto, muito esclarecedora. É um tipo de conteúdo ao qual nunca tinha encontrado nada relacionado daí o facto desta me ter suscitado alguma atenção apesar de também fazer parte dessa complexidade de indivíduos. No que respeita ao tema começou por ser bem fundamentado e assim continuou ao longo desta postagem sendo por isso, fácil de se verificar, que ao ler este post tenhamos uma ideia mais correcta de como se origina este tipo de cor de olhos..". Por fim, o meu último comentário foi realizado ao Ruben à postagem "Herbicidas podem ser causa de animais bicéfalos". O meu comentário foi: "Está mais que provado que a administração de produtos tóxicos tem sérios problemas. Contudo, não se pode excluir os factores hereditários que são preponderantes e responsáveis pela maior parte das alterações sofridas ao longo da vida. Esta situação e muito semelhante a uma que estudamos quando uma mãe consumia álcool e drogas durante um período de gestação e tudo isso iria afectar gravemente o seu descendente com, nomeadamente, atrasos mentais!!".
No dia 11 de Dezembro fiz um comentário ao Ruben à postagem intitulada "DNA evitará consanguinidade entre tigres siberianos". O meu comentário foi o seguinte: "Concordo contigo Ruben. Contudo, o facto de ser uma espécie em risco de extinção, ter uma consanguinidade semelhante significa que os indivíduos são semelhantes geneticamente entre si e portanto estão “menos” adaptados a possíveis alterações que possam ocorrer, nomeadamente alterações climáticas! " e outro ao Pedro à postagem "Cancro de mama associado a gene mutante". O meu comentário foi: "Este tipo de investigações é sempre bem vinda, principalmente nos casos que mais atormentam a população mundial. De facto, e como o Pedro disse, o maior remédio é a prevenção, neste caso. Quando determinado precocemente a percentagem de cura é muito elevada portanto há que estar atento a todo o tipo de alterações que se possam verificar."
No dia 12 de Dezembro voltei à carga, ou seja, voltei a formular comentários aos E-Portefólios dos meus colegas de turma. Assim sendo, realizei mais alguns comentários começando pelo César numa postagem designada por "Co-Dominância -- Zebróide". o meu comentário baseou-se no seguinte: "Não conhecia este tipo de acontecimento principalmente com a presença de informação referente a uma matéria que ainda agora estamos a introduzir a co-dominância. É de facto uma postagem interessante, alias como já alguns colegas meus referiram, contudo há um aspecto que não foi falado, o facto de ser ou não estéril que o Ruben, e muito bem, complementou"; No mesmo dia elaborei mais comentários nomeadamente à Alexandra na postaem "No ventre materno " em que o comentário por mim realizado foi: "A embriologia é, de facto, muito interessante, uma vez que os fenómenos que acontecem são de uma extrema brilhantismo, por um lado. Por outro é verdade que os documentários sobre a embriologia são mais “interessante” que uma ecografia ou coisa do género, na medida em que o pormenor é mais visível contudo, no momento de uma gravidez só recorrendo a esse tipo de tecnologia é que é perceptível algumas ou quase todas as falhas/deformações do feto. Há que saber distinguir uma coisa da outra!Ah...tens que ter cuidado com a extensão do testo também!!";
No dia 13 de Dezembro elaborei um comentário ao blog do César à postagem "Cérebro possui capacidade de auto-correcção" em que, o meu comentário, foi: "O cérebro é uma das partes mais pequenas do nosso corpo mas é aquela que menos conhecemos! Cada vez mais o cérebro nos surpreende. Por exemplo, à dias quando lia um artigo, deparei-me com uma situação, constatei que o cérebro possui “super poderes”, nomeadamente 5: mudar a própria forma das coisas, regenerar as suas partes, mover objectos com a mente, ler pensamentos e mesmo ampliar os outros poderes. Por isso há ainda muita coisa por descobrir acerca do cérebro!"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Aprendi muito
ler todo o blog, muito bom
Enviar um comentário