Ciclo ovárico divide-se em duas fase:
Fase folicular esta fase compreende os primeiros 14 dias do ciclo. Se não houver fecundação no ciclo, a menstruação ocorre nos primeiros 4 dias: a mucosa que reveste o útero desprende-se com fluxo de sangue. Durante esta fase, dá-se a maturação. Cada futuro óvulo está contido numa estrutura, chamada de folículo, que vai amadurecer até se romper, permitindo que o oócito II vá para a trompa. A ovulação tem inicio no décimo quarto dia depois do inicio da menstruação. Por seu lado, a mucosa começa a aumentar de espessura, preparando-se para uma eventual fecundação.
Fase luteínica esta fase compreende os 14 últimos dias do ciclo. Após a ovulação, o folículo transforma-se num corpo lúteo (corpo amarelo), que começa a segregar progesterona para o sangue. Se não houver fecundação, o corpo amarelo degenera. A mucosa do útero continua a aumentar de espessura até ao momento em que está preparada para receber um possível embrião.
Ciclo uterino divide-se em: fase menstrual, fase proliferativa e fase secretora.
Fonte: Enciclopédia Activa e multimédia
3 comentários:
Sintese interessante. Num discurso de maior rigor convém esclarecer que o óvulo é algo que resulta da segunda divisão da meiose, apenas concluída se houver fecundação...
É possível engravidar havendo ejaculação no interior da vagina, estando a mulher em seu quarto dia de menstruação?
Isso aconteceu comigo tbm.
Você engravidou?
Enviar um comentário