quarta-feira, 9 de abril de 2008

Antidepressivo pode tratar fibrose cística

Uma pesquisa de cientistas sugere que um medicamento antidepressivo poderá ser usado no tratamento de infecções sofridas por pacientes com fibrose cística.
A doença pulmonar é causada por uma mutação genética que cria o ambiente perfeito para que bactérias se reproduzam e causem danos permanentes no pulmão.
Segundo os cientistas o antidepressivo amitriptilina reduz níveis de uma molécula gordurosa, a ceramida, no pulmão.
A acumulação de moléculas de ceramida no pulmão leva à morte de células pulmonares e à inflamação, o que causa a infecção por bactérias. Esta infecção é a principal causa de morte entre as pessoas que têm a fibrose cística.
Os antidepressivos à base de amitriptilina são conhecidos por bloquear a produção de ceramida e, quando o medicamento foi dado aos ratos, os níveis de gordura voltaram ao normal, os animais ficaram mais saudáveis, com menor susceptibilidade a infecções.
Apesar da equipa de cientistas não ter feito experiências com humanos, os cientistas afirmam que esta pode ser uma nova e importante maneira de lidar com a doença.



Reflexão:
Boas notícias para os doentes portadores desta doença…esperamos que isto tenha pernas para andar pois assim poderia ser possível acabar com o sofrimento destes pacientes. Estas notícias são sempre bem vindas, o que demonstra a aplicação de muitas pessoas na área da biotecnologia…

1 comentário:

Anjos disse...

Bem hajam! desejo a todos os investigadores o sucesso que merecem, pelo afinco na dedicação à causa humana, pelos doentes que sofrem desta terrivel doença.