terça-feira, 29 de abril de 2008

Cães ajudam a desenvolver sistema imunológico das crianças

Cientistas descobriram que o melhor amigo do homem é também a melhor companhia para as crianças, já que a convivência com cachorros durante a infância ajudaria no desenvolvimento do sistema imunológico dos pequenos contra asma e alergias.
Exames de sangue mostraram que crianças que convivem com cachorros dentro de casa apresentavam menos risco de desenvolver sensibilidade a pólen, poeira e outros agentes alergénicos inaláveis - que costumam servir de gatilho para asma, rinite alérgica, eczemas e espirros - do que crianças sem cães.
Por mais estranho que pareça, no entanto, os benefícios registrados em relação aos anticorpos das crianças menores não aparecem em termos de sintomas, segundo a pesquisa.
Crianças pequenas com cães em casa mostraram-se tão susceptíveis à asma e outros problemas quanto crianças sem cachorros.


Reflexão:
Esta descoberta só vem por em prática o slogan de uma marca de detergente bem conhecida “É bom sujar-se!”. De facto, estar em contacto, aquando da nossa infância com diverso e mais vários tipos de antigénios será muito importante pois, com o aumento da idade, as defesas vão-se especializando, ficando assim mais forte e menos susceptíveis a doenças.

Sem comentários: