terça-feira, 1 de abril de 2008

Combate à tuberculose travado por estirpes e ligação à SIDA

De acordo com a OMS, o nível de casos com tuberculose multi-resistentes a drogas terapêuticas subiu ao nível mais alto de sempre e a resposta a esta epidemia tem sido inadequada.
Uma grande ameaça é o facto de apenas 10 por cento das pessoas com tuberculose multi-resistente terão acesso a tratamento devido à falta de capacidade dos serviços de saúde e laboratórios, bem como a combinação entre a tuberculose e o vírus da Sida, que está a alimentar a epidemia de Tuberculose em muitas partes do mundo, especialmente em África.
A OMS teme que o controlo da Tuberculose tenha também sofrido, e que a falta de investimento em alguns programas nacionais tenha prejudicado o diagnóstico e consequente tratamento de doentes.
A OMS calcula em 9,2 milhões o número de novos casos de Tuberculose em 2006, doença que terá vitimado cerca de 1,5 milhões de pessoas no mesmo ano, data dos últimos dados disponíveis.


Reflexão:
Notícias trágicas!!!! Este tipo de doenças são aquelas que mais afectam a população mundial bem como são aquelas para as quais há menos meios de destruição das doenças.
O facto de haver muito infectados em africa por esta doença é natural…vem ao encontro daquilo que anteriormente estudamos…esta doença, oportunista, aproveita-se das fragilidades do organismo, concebidas pela presença do vírus HIV, nomeadamente a diminuição em grande número dos vários tipos de Linfócitos.
É uma doença que tem vindo a aumentar na incidência e que perspectiva que ainda aumente mais…

Sem comentários: