sábado, 8 de março de 2008

Avanços no desenvolvimento de fármaco para Paramiloidose

Cientistas portugueses conseguem compreender como desenhar um fármaco para a estabilização da proteína que está relacionada com o desenvolvimento de sintomas na Doença dos Pezinhos.
A polineuropat
ia amiloidótica familiar (PAF) ou paramiloidose, comummente conhecida como Doença dos Pezinhos, é uma patologia genética neurodegenerativa com grande incidência no norte de Portugal. Apesar da doença estar identificada desde a década de 1950 a ciência continua sem encontrar respostas terapêuticas adequadas e não invasivas para a prevenção e tratamento da Doença dos Pezinhos. Agora, cientistas do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) do Porto, em conjunto com outros investigadores apresentaram os resultados de um estudo onde demonstram ser possível estabilizar a proteína transtirretina (TTR) que está relacionada com o desenvolvimento da paramiloidose. A TTR é uma proteína que existe no plasma e no líquido céfalo-raquidiano, transporta a tiroxina (T4) e de forma indirecta o retinol, também designado por vitamina A. Na realidade, quando a proteína TTR sofre alterações iniciam-se a formação das fibras de amilóide e depósitos da mesma, os quais se verificam em doentes, que a médio prazo, começam a perder sensibilidade ao nível dos membros inferiores e numa fase terminal afectação dos rins e do coração. No estudo os cientistas portugueses demonstram como a proteína TTR apresentou uma maior estabilização quando usados derivados iodados do ácido acetil salicílico (aspirina). A nova aposta num fármaco com compostos iodados podem permitir desenvolver uma nova molécula para a prevenção da Doença dos Pezinhos, mas não para o tratamento.
Reflexão:
É sempre bom saber deste tipo de descobertas, pois esta “doença” é muito característica no nosso país e afecta muitas pessoas.
A paramiloidose foi uma doença tratada nas nossas aulas de biologia e, por isso, achei interessante colocar algo actual sobre esta, que pode ser a esperança de uma possível cura para muitas pessoas, não só portuguesas como de outros países.

Sem comentários: