sábado, 8 de março de 2008

Mutação genética explica grande salto na evolução

Pela primeira vez, cientistas mostraram que alterações observadas no corpo de animais durante a evolução são resultado da acção de genes. Estudos realizados indicam que animais aquáticos semelhantes a crustáceos evoluíram para insectos terrestres de seis patas por causa de mutações genéticas aparentemente simples. A ausência de um mecanismo genético que permitisse o surgimento de estruturas corporais radicalmente diferentes era frequentemente apontada como uma falha na teoria da evolução, mas a descoberta feita pelos cientistas americanos reafirma a proposta de Charles Darwin.
A equipa estudou a acção dos genes reguladores Hox, que contêm informações para produzir proteínas capazes de activar ou desactivar vários genes. Em 1983, o chefe de equipa e outros pesquisadores descobriram que as características dos genes Hox (que determinam o exacto posicionamento da cabeça, do tórax e do abdômen durante o desenvolvimento de moscas-das-frutas) estavam presentes no genoma de todos os animais, inclusive no do homem. Hoje, quase duas décadas depois, a mesma equipa observou que, quando os genes Hox sofrem mutações, proteínas diferentes passam a ser produzidas e seleccionam os genes que permanecem ou não em funcionamento também de forma diferenciada.
Os biólogos modificaram genes Hox do crustáceo conhecido como Artemia e o inseriram em embriões de moscas-das-frutas. Fizeram o mesmo com genes Hox dos insectos. As proteínas mutantes reduziram o aparecimento dos membros, o que sugere que, há cerca de 400 milhões de anos, os ancestrais de Artemia perderam seus membros traseiros e se desenvolveram em insetos de seis patas por causa de alterações em genes regulladores Hox.
Os resultados do estudo oferecem pistas sobre como outros genes reguladores estão envolvidos em mudanças mais recentes na estrutura dos corpos de animais. Essa pesquisa pode ainda ajudar os cientistas a compreenderem melhor certas doenças humanas, como alguns tipos de cancro.


Reflexão:
É incrível que uma simples mutação seja a base de tudo...era sabido que a vida humana “veio” do meio aquático e que, provavelmente, tinha resultado de um processo longo de mutações, agora que tinha surgido apenas de uma simples mutação…isso é que não era conhecido…
No meu entender, este foi uma interessante descoberta sobre um tema que nas aulas deve particular relevo – as mutações –.

1 comentário:

Teixeira disse...

Pois bem, como já feito dito as mutações podem levar várias vezes a evoluções, algumas delas benéficas outras nem tanto. Mas senm dúvida uma excelente notícia.