quarta-feira, 12 de março de 2008

Identificadas 22 novas variantes do gene que determina grupos sanguíneos

Uma equipa de investigadores identificou novas variantes dos alelos do sistema ABO, o mais importante grupo sanguíneo humano, em doentes com leucemia. Este trabalho ajuda a compreender o mais importante grupo sanguíneo da medicina para transfusões e transplantes.
Até agora sabia-se que doentes com leucemia apresentavam, normalmente, um enfraquecimento dos antigénios (moléculas capazes de gerar uma resposta imune) ABO. Ora, sabe-se que a leucemia é um termo utilizado para designar a transformação maligna de células sanguíneas
Ao estudar pacientes com diferentes tipos de leucemia, os investigadores encontraram 22 novas variantes de ABO, além das 20 já conhecidas, sendo que a maior parte dessas novas variantes estava localizada no alelo O.
De acordo com a investigadora, o sistema ABO, localizado no braço longo do cromossoma nove, tem mais de 160 alelos e não está presente apenas na linhagem de células que contém os elementos do sangue, mas também está na parte interior dos vasos sanguíneos, em outros tipos de células e até mesmo em secreções. Até agora os cientistas têm considerado que o sistema ABO desempenhava uma função específica, mas não se sabia qual. Se se conseguir entender melhor o funcionamento do sistema, poderão surgir pistas sobre quais seriam as variantes ou mutações críticas para a especificidade e actividade dos antigénios ABO.


Reflexão:
Importante descoberta que pode ajudar a combater as mais importantes doenças do sangue como a leucemia. Espero que os estudos prossigam e que seja possível mais facilmente combater este tipo de doenças, por vezes tão banais…

Sem comentários: