quarta-feira, 12 de março de 2008

O esconderijo do HIV

Um estudo indica que o vírus causador da SIDA pode resistir à acção das drogas anti-retrovirais por mais tempo do que se imaginava. Segundo o estudo, essa sobrevivência aconteceria porque o HIV consegue esconder-se em compartimentos celulares, evitando ser atingido pelos medicamentos.
O trabalho sugere que são necessárias novas terapias para atingir o vírus nesses esconderijos. Recorde-se que estudos anteriores já tinham verificado que os pacientes costumam exibir um grande declínio nos seus níveis virais depois de receber tratamentos-padrão para supressão da infecção. No novo estudo descobriu-se que as infecções persistem, em nível reduzido, durante pelo menos sete anos. Os investigadores destacam que, apesar de os resultados evidenciarem que a terapia anti-retroviral potente pode suprimir a infecção por HIV em níveis quase não identificáveis, ela não erradica o vírus. Para eles, o estudo ressalta a importância de identificar as células que abrigam o vírus e permitem que ele sobreviva no organismo.


Reflexão:
Que posso eu dizer? Péssima noticia…já não bastava saber que uma possível vacina contra a SIDA está cada vez mais difícil de encontrar, agora surge esta notícia bombástica. Pois bem só há uma cura possível…é prevenir! Isto porque, pelo andar da carruagem, nem daqui a 10 anos como agora se diz haverá alguma vacina possível ou um tratamento que possa melhorar a vida dos infectados… Só falta dizer que, neste momento, quem apanhar o vírus da SIDA estará condenado…

Sem comentários: