sábado, 1 de março de 2008

Bactérias podem ser cruciais para formação da chuva, sugere estudo

Neste exato momento, pode estar a chover bactérias em inúmeras regiões do mundo e tudo indica que isso é uma coisa boa, por incrível que pareça. Sem os micróbios, sugere uma nova pesquisa, talvez não houvesse chuva ou neve em quantidades adequadas no mundo. Os microrganismos podem ser o principal elemento formador de nuvens da Terra, a julgar por sua onipresença em amostras de precipitação em vários lugares e climas.
Para ser mais exato, as bactérias estudadas funcionam como nucleadores de gelo, ou seja, é em torno delas que os cristais de gelo das nuvens se formam.
Mas será que o simples frio das grandes altitudes onde as nuvens ficam não seria suficiente para formar os tais cristais de gelo? Não exatamente. Em geral, esses cristais precisam de uma superfície sólida como plataforma para se formar. Do contrário, só vão aparecer espontaneamente em temperaturas abaixo de 40 graus Celsius negativos. A presença dos microrganismos consegue produzir gelo em temperaturas de apenas 2 graus Celsius negativos.

Reflexão:
Pois bem, parece mentira à primeira vista, no entanto tudo indica que seja verdade. É mesmo, as bactérias potencialmente causadoras de doenças que afectam os humanos podem ser uma das causas da ocorrência da chuva. Pois bem sobre este assunto não me posso estender muito pois é algo ainda relativamente recente e que, inicialmente, me chocou…

1 comentário:

Unknown disse...

, certa vez vi reportagem em canais fechados de tv que há um grupo de pesquisadores no exterior que criaram um complexo artificial sustentavel onde utilizavam bacterias na formação da chuva para sustentar a reprodução de aimentos e florestas (não sei se eram judeus)