quarta-feira, 12 de março de 2008

Testosterona pode proteger contra a anorexia

Um estudo indica que a hormona testosterona pode representar uma protecção importante contra o desenvolvimento de distúrbios alimentares.
Segundo os autores os resultados evidenciam que problemas como anorexia ou bulimia estão relacionados não apenas com influências sociais, mas também com factores biológicos.
O estudo de seis anos, feito com 538 grupos de gémeos, revelou que indivíduos do sexo feminino que compartilharam o útero materno com irmãos - e estiveram expostos a níveis mais elevados de testosterona - apresentaram menor risco de desenvolver distúrbios alimentares em comparação com outras que tiveram irmãs.
Já estudos anteriores tinham identificado que as mulheres seriam mais afectadas por problemas relacionados com a alimentação do que os homens, mas sempre se imaginou que isso estivesse ligado apenas a influências sociais, como no ideal de beleza associado à mulher magra.

Reflexão:
Cada vez mais estudos ajudam a compreender como a testosterona actua no desenvolvimento cerebral. Se soubermos que há factores de protecção contra os distúrbios alimentares, poderemos determinar potencialmente quais as áreas do cérebro que podem ser particularmente sensíveis à exposição pré-natal à testosterona e usar essa informação para identificar possíveis tratamentos.

1 comentário:

Pedro disse...

artigo bastante curioso!!!
de facto, eu pensava que estas doenças eram provocadas somente por factores psicológicos sociais.
mas...como sempre, vamos aprendendo novas coisas através de estudos como este.
e ainda bem que eles existem, pois poderão possibilitar uma nova forma de combate a esta doença.
Interessante!!!