sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Genealogia: «vícios» do passado

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida por Igreja Mórmon, tem em Portugal vinte centros de pesquisa que permitem a qualquer cidadão traçar árvores genealógicas até ao séc.XVI.
Abertos a todos e de acesso gratuito, os centros disponibilizam microfilmes com registos paroquiais de Portugal que permitem recuar cinco séculos e os únicos requisitos para proceder a uma busca são o tempo e a paciência. «Quando o utente da biblioteca a visita pela primeira vez, preenche um Gráfico de Linhagem onde coloca o seu nome, a freguesia, o concelho, o distrito e o país onde nasceu e a data de nascimento, dando as mesmas informações para os pais, avós e bisavós», explicou Justino Cardoso, director do Centro, adiantando que essas informações servem de ponto de partida para a pesquisa.
Também é possível proceder a buscas através da Internet, no sítio
www.familysearch.org.
Reflexão:
É incrível até que ponto é possível constatar as características dos nossos antepassados. Contudo, isto tem de bom um aspecto: ao observarmos o nosso “historial” poderemos ver quais os possíveis tormentos que poderão nos afectar ao longo da vida. Tormentos esses como doenças genéticas, por um lado, mas por outros as características que poderão existir no nosso genótipo mais ou menos agradáveis, dependendo do gosto de cada um!

Sem comentários: