terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Os meus comentários (2º Período)

Pois bem, ano novo mas a vida contínua e os comentários não podem ser esquecidos. Assim comecei por elaborar os meus comentários fazendo o primeiro no dia 22 de Janeiro ao Valter à postagem Ser geneticamente guloso....”O meu comentário foi o seguinte: “Ora cá está uma boa notícia para os nossos pais. Se aquilo que é dito de facto for verdade, todos nós teremos sempre uma boa resposta na ponta da língua quando formos questionados sobre o facto de comermos isto ou aquilo..boa postagem…muito interessante mesmo!!!!”
No dia 5 de Fevereiro realizei vários comentários. O primeiros dos quais a postagem da Alexandra intitulada “
Cientistas criam espermatozóide a partir de célula feminina”. Pois bem o comentário que fiz foi:” O que posso dizer e que querem acabar certamente com os homens…ou pelo menos esse deve ser o interesso dos cientistas que andam a investigar todo este complicado processo.”; Continuei com um comentário ao blog do Nuno, mais especificadamente à postagem "Doenças estranhas - crianças anciãs". O meu comentário foi o seguinte: “É incrível os tipos de acontecimentos que podem ocorrer com uma simples banalidade como uma mudança de uma base ou mesmo de uma deslocação (translocação). À primeira vista e como diz o Nuno “até podemos achar piada” mas bem pensado, nos também poderíamos estar naquelas situações.!!!"; seguidamente realizei um comentário ao blog po Pedro à postagem "Cientistas britânicos descobrem origem da leucemia infantil". meu comentário foi o seguinte: "É sempre bom descobrir quais os genes afectados em cada doença pois assim poderíamos combater a acção destes genes e, num futuro próximo quem sabe, poder substituir esses mesmos genes. Este é um dos objectivos dos cientistas americanos: substituir as más informações por boas…logo veremos no futuro se isso e possível…";

No dia 22 de Fevereiro realizei mais uma série de comentários aos E-Portfólios dos meus colegas. Esta "série" começou numa postagem da Alexandra intitulada "Genes do orgasmo feminino?". O meu comentário foi o seguinte: "Concordo plenamente contigo. Muita gente faz do orgasmo feminino um “bicho-de-sete-cabeças” mas é tão natural como o do homem. Acho uma completa estupidez descriminar, de certo ponto, esse tipo de mulheres que procuram prazer. Cada uma tem direito a ser como é e a fazer tudo aquilo de que se sente capaz."; seguidamente elaborei, no mesmo portfólio outro comentário, desta vez a uma postagem designada por: "Radiações solares podem proteger contra o cancro da próstata". O meu comentário foi o seguinte: "É uma notícia estranha mas não de todo imprevisível. É conhecido os efeitos positivos que a radiação tem, por exemplo, em casos de psoríase (doença de pele). Resta agora aos cientistas provar de que forma a exposição a esta mesma radiação ajuda a combater este cancro que tantos homens afecta.". Por fim, no que respeita a comentários no portefólio da Alexandra, elaborei um último comentário à postagem "ATITUDE MENTAL POSITIVA FORTALECE O SISTEMA IMUNITÁRIO", cujo meu comentário foi: "É verdade! Temos que ser optimistas! É sabido que, por exemplo, e entre outros, factores de stress colocam-nos mais vulneráveis aos agentes infecciosos. Agora de que forma tudo isto está interligado? Isso é uma pergunta à qual ainda não há respostas conclusivas nem exactas, apenas suposições que, de certa maneira, terá um impacto certamente, no que respeita à maneira como as pessoas encaram a vida.".
No dia 23 de Fevereiro elaborei mais uma série de comentários aos E-portfólios. Comecei com um ao E-portfólio do João Tiago, à postagem "Descoberto vírus que elimina células tumorais". O meu comentário foi o seguinte: "É incrível esta notícia. Já há muito tempo se fala de possíveis tratamentos teleguiados para as células com tumor, matando-as. Uma espécie de químio ou radioterapia mas que não mata tudo o que lhe aparece à frente. A esperança que se acumulava nesse “novo” tratamento é que não mata as células boas, apenas as infectadas! Ora isto é o que há muito os cientistas em procurado. Talvez se tenha encontrado, finalmente, uma possível cura para o cancro."; elaborei outro no E-portfólio do Nuno, nas postagens: "Sistema imunitário pode manter células cancerosas inactivas", onde o meu comentário foi: "Artigo interessante, o que mostra que quem tiver um bom sistema imunitário viverá muitos anos. Isto só vem provar aquilo que os cientistas têm alertado: os jovens devem ter cuidado com vista a não perturbar de forma tão agressiva o seu sistema imunitário, de forma a não ficar tão expostos no futuro com o aumento da idade. De facto, o nosso sistema imunitário é o nosso “guarda-costas” que nos protege de tudo aquilo que é agressivo para o ser humano."; realizei outro comentário à postagem "Se és gordo estás mais vulnerável" : "Como diz o povo “o que é demais é erro” e, de facto, o povo tem razão. Todo o excesso só trás problemas, graves consequências, muitas vezes irredutíveis. Muitas vezes, essa obesidade é devida à nossa má alimentação. Essa má alimentação provoca essas tais consequências assim como é capaz de alterar até o nosso código genético. Ah só uma apreciação: não te esqueças que o nome científico tem que estar em itálico ou sublinhado."
No dia 8 de Março elaborei mais uma série de comentários aos portfólios dos meus colegas. Comecei por fazer um comentário à postagem do Valter intitulada "
Virus...será que são todos mauzinhos?": "Pois e Valter…pelos vistos nem todos são maus…isto pode ser um grande passo para o futuro…seria engraçado fazermos uma espécie de “fogo contra fogo”. Mas tudo é possível…só resta esperar que os avanço continuem e que seja possível acabar com algumas doenças, entre os uma que é causada por um vírus que é a SIDA". Procegui com comentários ao blog do Tiago Teixeira, onde elaborei 2 comentários. O primeiro à postagem "Anticorpo de VIH obtido do milho pode evitar transmissão" cujo meu comentário foi: "Postagem muito interessante!!! Quem dera que de facto esta pesquisa prossiga para ver se há forma de parar todas as mortes que ocorrem durante todos estes tempos por causa da SIDA. Pelo que me tem sido perceptível não faltam hipóteses em stand-bye para combater este vírus tão implacável… há que ter esperança e continuar os esforços…"; o segundo foi à postagem "Novo vírus semelhante ao HIV passou dos símios para o Homem"onde disse: "É obvio que o vírus da sida, para se propagar na nossa espécie já há tanto tempo, certamente que já teria “visitado” os nossos antepassados. Este vírus é certamente um vírus implacável, que perdurará para sempre, a não ser que uma simples mutação (como aquela que deu origem à vida terrestre) altere todo este infeliz processo". Continuei com mais comentários, desa vez ao blog do Ruben onde fiz mais um comentário: à postagem intitulada "Cabelos "gravam" características da água que bebemos". O comentário foi o seguinte:"Interessante. Muito interessante…eu só gostava de saber que tipo de água marca os cabelos de um alcoólico!!! Ou melhor, será que marca? Sinceramente acho que este estudo não tem muita lógica…mas até pode estar correcto! Mas no meu entender não tem fundamento…mas Ruben é na mesma uma boa e interessante postagem…"; Posteriormente, elaborei mais um comentários ao E-Portefólio do Nuno, nomeadamente à postagem: "Sistema imunitário pode piorar danos de enfarte cerebral" onde o meu comentário foi: "De certa forma, esta notícia tem uma parte lógica: quando há uma infecção activa, o organismo está como que só concentrado nessa “infecção”. Ora no caso de ocorrer algo coo o referido, é normal que haja um “descontrolo” por parte do sistema imunitário com consequentes implicações na saúde. Boa e interessante postagem";
No dia 13 de Março elaborei um comentário ao blog da Ana Teixeira, à postagem "Plantas transgénicas produzem colagénio seguro para humanos". O meu comentário foi o seguinte: "pois, neste caso pode não trazer consequências tão graves..mas só neste caso...não se sabe se noutros aspectos as consequências são na mesma inconsequêntes..tudo agora depende de como evoluir a ciência...para mostrar se há ou não consequências ligadas ao uso dos OGM."; elaborei outro comentário ao blog do César, à postagem "Doença na retina! O fim à vista!!". O meu comentário foi o seguinte: "pois tudo o que são notícias relacionas co a melhoria da qualidade de vida das pessoas possuidoras de certas doenças é sempre benefico...contudo, e como disse e be o Ruben, não se aplica a selecção natural,logo no futuro, será mais fácil haver pessoas portadores ou mesmo manifestadores destas doenças".

Sem comentários: