terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Tratamento hormonal aumenta risco de cancro

As mulheres em menopausa sob tratamento hormonal de substituição (THS) há mais de cinco anos correm um risco acrescido de contrair cancro do ovário e de morrer com essa doença.
As conclusões de um estudo apontam para o aparecimento de um cancro do ovário suplementar em 2.500 mulheres sob THS há cinco anos, e de uma morte suplementar devida a esse cancro em 3.300 mulheres na mesma situação.
Nenhum risco acrescido foi constatado em mulheres que seguiram este tipo de tratamento da menopausa no passado e o interromperam.
Entre as quase um milhão de mulheres em menopausa incluídas no estudo, 30% seguiam um THS, 20% seguiram-no no passado e 50% nunca o seguiram.
O THS foi classificado de «cancerígeno» em 2005 pelo Centro Internacional de Investigação do Cancro, a agência para o cancro da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O risco acrescido de cancro da mama foi já confirmado por vários estudos, sendo que um THS à base unicamente de estrogénios implica um risco acrescido de cancro do endométrio (revestimento interior do útero).

Reflexão:
Cada dia, cada momento, cada segundo que passa surpreendo-me ainda mais com os estudos publicados. Desta vez, afirma-se que mulheres sujeitas a tratamentos hormonais por um determinado composto, neste caso THS, estarão mais fragilizadas a sofrerem de cancro. Pois bem, mais um caso em que contrariando o decurso normal das coisas pode trazer problemas e que problemas…

Sem comentários: