terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Pílula aumenta risco de cancro do colo do útero

A pílula contraceptiva aumenta o risco de desenvolver cancro do colo do útero, um perigo que diminui quando as mulheres deixam de a tomar, revela um estudo.
De acordo com a investigação o risco é maior se as mulheres tomarem a pílula durante um largo período de tempo.
Contudo, se deixarem de tomar o contraceptivo oral durante dez anos, o risco diminui drasticamente, como se nunca tivessem tomado a pílula.
Esta não é a primeira vez que os especialistas encontram uma ligação entre a pílula e o cancro do colo do útero, mas até agora não estava clara a relação com o período de tempo.


Reflexão:
Pois bem, esta noticia provoca, de facto, uma grande reflexão, isto porque à dias atrás coloquei uma postagem onde se intitulava "Protecção da pílula contra cancro no ovário pode durar anos". Pois bem sabe-se agora que a pílula não traz só benefícios. Pode trazer a possibilidade da ocorrência do cancro do útero, um dos mais mortíferos actualmente. Pois bem, agora há uma pergunta que certamente algumas pessoas do sexo feminino colocam: então será que são mais as vantagens ou desvantagens? Bem, isso é uma pergunta para há qual não tenho resposta nem certamente os cientistas, pelo menos por enquanto.

Sem comentários: