domingo, 3 de fevereiro de 2008

As rainhas do disfarce

Apesar dos inquestionáveis avanços da medicina nas últimas décadas, a incidência do cancro nos países desenvolvidos aumentou cerca de 60%, sobretudo nos tumores malignos da mama e da próstata. Para isso contribuíram, para além do envelhecimento da população, o facto de vivermos num ambiente cada vez mais insalubre. Para além disso, a exposição aos raios solares, alguns vírus, fármacos e procedimentos médicos, juntamente com o que comemos e bebemos, o lugar onde vivemos ou trabalhamos e os nossos estilos de vida, influenciam enormemente a probabilidade de adquirir doenças oncológicas.
Para entender o processo de cancro, é imprescindível saber que todas as células do organismo têm um tempo de vida determinado; uma vez cumprido, morrem e geram outras novas. Este fenómeno de morte celular programada designa-se por “apoptose”. Quando, por defeito cromossómico ou genético, ou por um motivo externo (como o tabaco), a apoptose não se realiza, a célula tende a crescer e a multiplicar-se sem controlo, convertendo-se em cancerosa e imortal.
Contudo, para se produzir um cancro não é assim tão simples; é preciso que haja uma acumulação de falhas em diferentes sentinelas de segurança com que o organismo conta para eliminar as células defeituosas. As sentinelas mais estudadas são os oncogenes e os supressores de tumores. Nos últimos 25 anos encontraram-se cerca de 50 oncogenes diferentes. Deste modo, o ciclo celular é controlado por uma série de genes que sintetizam certas proteínas que fazem às vezes de guardiães. O seu objectivo é vigiar o crescimento e a morte da célula de forma natural.
Ainda assim, quando o mecanismo interno do ciclo celular falha, sobra-nos o sistema imunitário, que é capaz de atacar as células do cancro.
Quando uma célula se torna cancerosa, aparecem na sua superfície substâncias estranhas para o sistema imunológico. Estas variações actuam como antigénios que as defesas reconhecem e contra os quais fabricam anticorpos específicos. Porém, a resposta nem sempre funciona
.
Fonte: Superinteressante

Sem comentários: