terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Bactéria que provoca cárie evoluiu com o ser humano

A Streptococcus mutans, uma bactéria presente na boca e responsável pelas cáries, acompanha o homem há cerca de duzentos mil anos.
Para rastrear a história do microrganismo, os cientistas utilizaram a mesma tecnologia de pesquisa genética que permitiu a descoberta dos primeiros humanos em África. Pelas análises realizadas, a bactéria passou pelo mesmo processo evolutivo que o Homem.
O método utilizado foi a análise dos plasmídeos, que são moléculas de ADN que participam na troca de informação genética e do desenvolvimento de resistência das bactérias.
Foram recolhidas mais de 600 amostras de bactérias presentes na boca nos seis continentes, em 20 anos de estudo. Com o estudo foi possível identificar 60 estirpes diferentes que representam as várias fontes étnicas do mundo. A árvore genealógica da bactéria tem as suas raízes na África, com um ramo principal em direcção à Ásia, seguido pelo retorno da Ásia para a Europa e, posteriormente, a distribuição para as Américas.

Reflexão:
É incrível como há uma relação de quase simbiose (digo quase porque sabemos bem que as cáries não são úteis para os Homens, ou pelo menos à primeira vista) há tanto tempo. Por outro lado, há algo também de importante, no meu entender. A técnica utilizada pelos cientistas: é uma técnica muito utilizada pela nossa bem conhecida engenharia genética.

Sem comentários: