sábado, 2 de fevereiro de 2008

Cancro poderá matar 17 milhões por ano

Cerca de 17 milhões de pessoas poderão morrer anualmente de cancro em todo o mundo em 2030, segundo estimativas divulgadas por uma agência associada à ONU que apela à comunidade internacional para que actue na prevenção.
Em 2030 deverá haver 27 milhões de novos casos de cancro diagnosticados em todo o mundo, acrescendo assim o número de pessoas doentes para 75 milhões, com 17 milhões de mortes anuais.
Estes dados contrastam com os números avançados em 2000, em que se estimava que existiriam quase 11 milhões de novos casos anuais, 25 milhões de pessoas a viverem com esta efemeridade e sete milhões a falecerem anualmente devido ao cancro.
Na opinião dos cientistas, o aumento do número de casos de cancro em todo o mundo será determinado pelo contínuo crescimento da população e por uma maior longevidade.
Aparte do crescimento e envelhecimento da população, os peritos consideram que a propagação do cancro nos países em desenvolvimento se deve à exportação de factores de risco, como o consumo de tabaco.
Segundo o dossier, as mortes devido a cancro são mais elevadas do que as provocadas pela tuberculose, malária e SIDA em conjunto e as formas em que se manifesta a doença é diferente dos países ricos para os pobres.
Enquanto nas nações industrializadas prevalece o cancro de pulmão, mama, próstata e cólon, nos países de baixo e médio rendimento predominam os cancros de estômago, fígado e útero, com o de mama a aumentar.


Reflexão:
É incrível a capacidade dos cancros…cerca de 17 milhões poderão morrer…contudo, no meu entender, este número não ficará por aqui. Os maus hábitos alimentares, a falta de exercício físico, o stress, o ambiente entre outras causas trarão muitas mais mortes do que o esperado!
O cancro cada vez cada vez mais não passa de uma simples ameaça…passa a ser algo concreto e que, muito dificilmente, a maior parte das pessoas não terão, pois no mundo em que vivemos e da forma em que vivemos, estamos a habilitarmo-nos a tal coisa…

Sem comentários: