São várias as aplicações possiveis da engenharia genética. Eis algumas delas:
- A insulina.
- Os interferonas.
- A interleucina.
- Algumas proteínas do sangue:
---A albumina.
---O factor VIII. - Alguns tipos de ativadores das defesas orgânicas para o tratamento do cancro, como o factor necrosante de tumores.
- A criação de vacinas sintéticas contra:
---Malária.
---Hepatite B. - A criação e desenvolvimento de biotecnologias para a pesquisa segura de substâncias cuja manipulação envolve alto risco biológico:
---Vacinas que se preparam com vírus infecciosos, onde pode existir o risco de vazamento incontrolado.
Umas das mais conhecidas aplicações da engenharia genética são os organismos geneticamente modificados (OGM). Existem muitas possíveis aplicações biotecnológicas da modificação genética, por exemplo, vacinas orais produzidas nas frutas. Estas pela simplicidade da sua produção têm baixo custo. Isto representa um desenvolvimento das modificações genéticas para usos médicos e abre uma porta ética para o uso da tecnologia para a modificação de genes humanos. Uma das maiores ambições de alguns grupos de pesquisadores é a possibilidade da melhoria das capacidades humanas físicas e mentais pelo uso da engenharia molecular.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_gen%C3%A9tica
Reflexão:
Bem decidi colocar aqui algumas das muitas utilizações possíveis da engenharia genética para que todos os meus colegas e mesmo eu, possamos ter uma ideia do quanto é importante a engenharia genética actualmente nas nossas vidas…
1 comentário:
Escrita palpitante neste blog, postagens assim dignificam a quem quer que reflectir neste blogue .....
Realiza muito mais do teu sítio, a todos os teus seguidores.
Enviar um comentário