terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Higiene faz mal à saúde

Desde o papel higiénico à água clorada, dos antibióticos ao aspirador de pó, uma série de avanços culturais e tecnológicos eliminaram boa parte dos microorganismos com os quais nossos antepassados sofriam. Várias doenças deixaram de existir, a expectativa de vida aumentou. Mas esse estilo de vida asseado pode fazer mal, aumentar a incidência de certos tipos de doença. Bem, é facil lembrar quando uma criança chega a casa tudo sujo não é? Nessas situações é normal mandar para a cassa de banho, mas isso está mal. Se, por exemplo, uma mãe tiver um gato antes do nascimento do seu filho, a criança nasce mais protegida contra alergia (a gato), devido às substâncias liberadas pelo animal. Alguns trabalhos mostram que, em famílias com muitos filhos, um irmão estaria protegido de alergias, devido ao contato com os irmãos mais velhos. E pessoas que moram em áreas rurais, em contato com fezes de boi, de cavalo, também acabariam mais protegidas. Mais: além de ajudar o corpo a criar resistência contra microorganismos, a exposição a sujeiras no dia-a-dia ajudaria a refrear a fúria do sistema imunológico. Num estilo de vida superurbano, avesso à sujeira, as células de defesa do organismo não têm tantos inimigos para combater. Desse jeito, elas podem entender o amendoim, por exemplo, como um inimigo. E reagir violentamente (na forma de uma alergia). Outra manifestação de um sistema imunológico é atacar as próprias células do corpo, coisa que pode dar nas chamadas doenças auto-imunes (asma, artrite, esclerose).


Reflexão:
Bem isto aqui que é dito, no meu entender, é óbvio. Sempre se ouviu dizer que as crianças, quando pequenas, deviam “mexer em tudo”. E agora está provado o porquê de se dizer isto.É incrível mas ao mesmo tempo obvio que. Pensando bem, vimos que as pessoas do campo/das aldeias raramente vão ao médico, raramente estão doentes. Em contrapartida, as pessoas da cidade, estão muito mais sujeitas a situações que os da aldeia não.No meu entender este tema é algo desconhecido para algumas pessoas, pois se soubessem, não teria certas atitudes, nomeadamente perante os seus filhos.

1 comentário:

Nuno Lopes disse...

o título da postagem é um bocado forte, mas a ideia em si está correcta. Quantas vezes ouvimos os nossos pais a dizer que os antigos eram duros e que nunca adoeçiam ?
é estranho saber que é a introduzirmos no nosso organismo que podemos combatê-los