segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Diferentes por acidente (1)

As mutações surgem dos erros da maquinaria que copia ou repara o ADN. As mutações que causam essas diferenças foram encontradas em mais de um milhar de genes. Algumas apagam ou agregam extensões completas de cromossomas; outras, porém, afectam apenas um único nucleótido. A natureza física e o grau da alteração não são, no entanto, tão importantes como as suas consequências.
Somos todos resultado do processo evolutivo e sofremos mutações. Ninguém escapa.
A biodiversidade que observamos no mundo é produto dos acidentes que ocorrem no genoma. As alterações na molécula do ADN são fruto do acaso. O facto de uma pessoa ser geneticamente diferente de outra faz parte desse processo.
Um erro na maquinaria genética, antes ou depois da fertilização, pode traduzir-se em algum tempo de malformação a nível orgânico. Deformações tão estranhas e célebres como as que marcaram Jonh Merrick, o homem-helefante; Frank Lentini; ou objecto de desejo feminino pelas 3 pernas e 2 pénis. Outras malformações como o albinismo e o nanismo, suscitam curiosidade, contudo menos do que as anteriores.
No entanto, há malformações que não são conhecidas fora do campo clínico e representam um enigma para a ciência. É o caso da fibrodisplasia ossificante progressiva, uma patologia genética rara que transforma os músculos, tendões e ligamentos e outros tecidos conjuntivos em osso, o que leva a que a vítima pareça feita de madeira.
Substituir o material genético defeituoso por outro de melhor qualidade é um sonho acalentado por muitos cientistas, os quais consideram que poderia ser a solução para pôr fim a todo o género de problemas.
O futuro irá trazer o desenvolvimento da medicina personalizada, ou farmacogenómica, que poderá tratar o paciente consoante o seu perfil genético. Outras soluções, como a clonagem ou as células estaminais, prometem muito mais, mas será necessário, primeiro, ultrapassar alguns obstáculos bioéticos e técnicos que estão a travar o seu avanço.

Fonte: Superinteressante
Reflexão:
Pois bem, é incrível como erros tão insignificantes no ADN pode dar origem a terríveis deformações. Estas alterações muito têm questionado os cientistas sendo que, a origem de algumas aberrações ainda constitui um mistério científico. Cada dia que passa acontece algo que surpreende o mundo científico, portanto é de esperar que cada vez mais e melhor seja possível combater estas aberrações, se é que há combate possível!

Sem comentários: